Marketing de Conteúdo - O que é?

Marketing de conteúdo, de uma forma geral, significa produzir conteúdo, que pode ser em forma de textos, artigos, posts para redes sociais, ebooks, com relevância e utilidade para o público a quem se destina, atraindo assim potenciais clientes. O marketing de conteúdo visa dar ao público um conteúdo importante, que o ajude, e seja realmente diferenciador, atrativo e pertinente.

 

Através destes conteúdos a empresa tem a grande oportunidade de mostrar a sua criatividade e chamar assim a atenção do público sem ser necessário fazer uma publicidade direta dos seus produtos e serviços.

E de que formas posso aplicar o meu Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo não é apenas escrever um texto no site ou blog ou fazer um post nas redes sociais, esperando que os resultados apareçam de imediato. É necessário saber bem qual o conteúdo que vai escrever, quando, onde, para quem e para que propósito.

Algumas formas de Marketing de Conteúdo podem ser:

  • Blog;
  • Posts em Redes Sociais;
  • Email Marketing;
  • Landing Pages;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Aplicativos;
  • Testes online;
  • Webinars.

Quais os objetivos?

1. Gerar tráfego para o site

Para uma boa estratégia de SEO é necessário ter um bom marketing de conteúdo. Ambas as vertentes estão bem ligadas e ajudam-se. Se a empresa produzir um bom conteúdo, que seja rico e útil, isso vai gerar links e partilhas, fazendo com que o seu site ganhe automaticamente mais visualizações e ganhe destaque na posição dos motores de pesquisa.

 

 

2. Aumentar a notoriedade

Se produzir bom conteúdo vai prender o interesse do seu público-alvo e interagir mais com o público. Quando temos bons textos, artigos, posts, vídeos ou email marketing, a nossa marca é vista de melhor forma e obviamente isso cria uma maior notoriedade da nossa marca. Aos poucos, o público vai demonstrar um interesse maior pela nossa empresa.

 

Isto é simples de exemplificar: quando eu leio um artigo num blog ou vejo um post no Facebook que me chame a atenção e que sinta que contribuiu para algo no meu conhecimento, eu vou ter vontade de procurar saber mais sobre o trabalho daquela marca. Isso é bastante positivo.

 

 

3. Gerar leads

Os seus conteúdos irão gerar tráfego orgânico pois a confiança das pessoas no seu trabalho vai aumentar. As pessoas vão então ficar mais seguras relativamente aos seus serviços ou produtos e quando realmente quiserem avançar com a compra vão lembrar-se da sua empresa graças ao bom conteúdo. lista de leads orgânicas que pode conquistar com um bom Marketing de Conteúdo é extremamente importante para a concretização futura de negócios.

 

 

4. Retenção e fidelização de clientes

Se oferecermos uma experiência rica ao público, não vamos estar apenas a tentar captar novos clientes, mas sim a reter os que já temos. É importante continuar a proporcionar boas experiências a quem já está connosco há mais tempo.

 

5. Aumentar as vendas

As leads podem transformar-se em clientes reais e as vendas são muito mais prováveis de acontecer quando chamamos a atenção do nosso público-alvo com conteúdo do seu interesse.

Notas:

1. O Marketing de Conteúdo requer tempo

É preciso tempo, paciência e trabalho para conseguir que a sua estratégia de marketing de conteúdo o leve aos seus objetivos. Não espere começar hoje a escrever uns textos no blog e aumentar as suas visualizações e vendas de imediato. É necessário tempo para construir um caminho neste sentido.

 

 

2. Conheça e analise o seu público-alvo

Procure através de ferramentas de palavras-chave, quais são os termos mais procurados pelo seu público-alvo. Entenda se o que vai escrever é realmente útil para aquelas pessoas e se elas se vão interessar pelo seu conteúdo. Não adianta um conteúdo ser bom, mas não ir de encontro ao que o mercado procura.

 

3. Seja consistente

Determine inicialmente a periodicidade dos seus conteúdos. Quantos posts vai publicar? Quantos artigos por semana vai incluir no seu blog? Mantenha essa linha para que utilizadores se habituem a essa consistência.

 

 

4. Fale sobre temas inerentes à sua marca

Se tem um salão de cabeleireiro não vale a pena falar sobre equipamentos desportivos. A sua estratégia de conteúdos deve estar bem alinhada com o seu mercado.

O Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing digital que uma marca pode implementar. Lembre-se que um bom conteúdo deve apaixonar quem o lê.
luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse