Como pedir um review a um cliente?

A importância dos reviews

Não existem dúvidas de que os comentários e avaliações dos clientes são muito valiosos. Lembrar os clientes de fazer reviews é uma forma eficaz de aumentar a nossa reputação no Google ou TripAdvisor e criar uma maior exposição.

 

Quando vemos uma empresa com muitas estrelas e bons comentários a nossa confiança naquela entidade aumenta significativamente. Ter uma estrela a mais ou a menos, ou um comentário mau ou bom, pode fazer toda a diferença na hora de alguém escolher (ou não ) a sua empresa para comprar.

 

Está comprovado que os consumidores dão grande importância ao que os outros dizem sobre determinada empresa. A grande maioria dos consumidores, quando estão à procura de produtos, serviços e/ou empresas, vão consultar primeiro os reviews online. Se a empresa tiver um bom feedback de outros consumidores que já compraram anteriormente, a sua confiança na marca irá subir exponencialmente.

 

Estudos revelam que 82% do seu público pode ser bastante influenciado pelos comentários escritos sobre a sua empresa.

 

 

Basta pensar: 

Quantas vezes pesquisou online por restaurantes numa determinada cidade? De certeza que foi à parte dos comentários e da avaliação de cada restaurante. Se um deles tivesse comentários menos bons provavelmente a sua confiança naquele lugar iria diminuir e a probabilidade de o descartar automaticamente era muito alta.

 

Por outro lado, se visse que determinado restaurante tinha comentários excelentes e uma excelente pontuação no Google, a probabilidade de se sentir seguro e tentado a visitar seria então muito maior. Até poderia nunca ter ouvido falar desse restaurante, mas porque tinha excelentes reviews, arriscou e foi experimentar. Verdade?

review google

E como posso pedir comentários aos meus clientes?

Bem, se já sabemos que os comentários são bastante importantes e poderosos para uma empresa, então eles precisam de existir. 

 

 

Mas tenho de pedir que os clientes façam reviews? 

Já são muitos os consumidores que após uma boa ou má experiência decidem deixar uma avaliação no local por onde passou. Mas ainda há muitos que precisam de um empurrãozinho para que possam tomar essa iniciativa. Muitos deles nem sabem dessa possibilidade e nós, enquanto empresa, podemos e devemos pedir que deixem um review sobre nós.

 

Muitos vão estar dispostos a deixar as avaliações quando solicitados e até vão sentir que o seu feedback é realmente importante para aquela entidade.

 

É bom referir que quanto mais comentários tivermos na nossa página, mais habitual se torna e mais clientes seguirão os passos dos anteriores e deixarão também o seu review. No entanto, solicitar os reviews diretamente nunca deixa de ser uma boa oportunidade.

Como pedir reviews aos clientes?

Existem diversas formas de solicitar uma avaliação do cliente. A parte da comunicação e do marketing da empresa deve trabalhar bem esta parte.

Algumas formas de contacto:

  • Pessoalmente
  • Por chamada telefónica ou mensagem
  • Através do site
  • Por email
  • Através de uma rede social da empresa
  • Cartão de Visita Virtual

Alguns exemplos:

Pessoalmente:

Esta é uma abordagem simples e talvez a mais fácil. Se estiver pessoalmente com um consumidor, fale com ele diretamente. Aproveite para lhe perguntar se ficou satisfeito com a compra e a experiência, se necessita de mais alguma coisa e, caso o cliente se mostre satisfeito com o atendimento, pergunte se ele se importa de deixar um comentário. Pode deixar o review no Google, no site ou até na rede social. Atenção: Nunca force. A solicitação deverá ser natural e só se o cliente demonstrar essa vontade deverá fazê-lo.

Por chamada telefónica:

Se tem a oportunidade de falar com um cliente após uma compra ou serviço prestado, enquanto conversa com ele mostre interesse em saber se o cliente ficou realmente satisfeito e termine perguntando se ele se importaria de deixar um feedback que poderá realmente ser importante.

Estas conversas telefónicas, sempre que sejam possíveis, ajudam a criar ligação com o cliente e aumentar a fidelidade.
Em caso de mensagem de texto faça também com que o cliente se sinta apreciado e valorize a importância do seu feedback.

Através do site:

Se a sua empresa possuir uma área de conversação ou uma página de avaliações, este é um bom meio para os clientes serem solicitados a deixar os seus comentários e onde poderão fazê-lo num espaço criado para esse efeito.

Também pode encorajar um cliente a deixar o seu feedback quando lhe enviar a confirmação da compra. Obviamente será cedo demais quando ele receber, pois ainda não teve tempo para avaliar o produto, mas ao ser solicitado e caso fique satisfeito lembrar-se-á de deixar um comentário positivo sobre a sua empresa.

Por email:

Esta é uma excelente forma de solicitar reviews aos seus clientes. Pode optar por enviar um email para vários destinatários simultaneamente, agradecer, valorizando a experiência e solicitar o feedback dos mesmos. Destinatários estes que tenham realizado bons negócios consigo, que tenham ficado satisfeitos, mas que não escreveram ainda nada sobre a sua empresa. Pode por outro lado, enviar um email personalizado a cada destinatário da lista. Um email personalizado é muito mais pessoal e o cliente vai sentir que é importante e que a empresa realmente se importa com o que ele pensa.

Através de uma rede social da empresa:

Pode enviar uma mensagem direta através do Instagram ou Facebook da empresa ou até através de um post geral. Hoje em dia qualquer pessoa tem uma conta no Facebook ou no Instagram, e até mesmo no LinkedIn. Caso tenha havido um contacto anterior através de umas destras plataformas poderá aproveitar para avaliar junto do cliente se o serviço foi bem realizado, se há algo que necessite, e aproveitar para solicitar um review.

Com o Cartão de Visita Virtual:

Se criar um cartão de visita e enviar para os seus clientes, todas as informações de contactos estarão apresentadas no cartão e o cliente poderá deixar a sua avaliação através desses links.

A importância das avaliações

As avaliações que os clientes fazem são de extrema importância porque:

  • Aumentam o ranking do seu site
  • Aumentam o tráfego do seu site
  • Fornece a outros consumidores dados sobre a sua marca
  • Influencia os outros consumidores a também deixarem o seu review

Se tem dúvidas sobre este tema e precisa de ajuda, contacte-nos.

luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador da Webfarus.
É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

alguns artigos do seu interesse