A Importância de um Certificado de Segurança | SSL - Webfarus
parallax background

A IMPORTÂNCIA DE USAR UM CERTIFICADO DE SEGURANÇA SSL NO SEU SITE

O SSL é muito importante na protecção de informações sensíveis mas há outras vantagens menos conhecidas na sua utilização.

O SSL é um protocolo que permite comunicações seguras (encriptadas) entre um browser e o servidor. A sua importância é óbvia quando um site lida com informações sensíveis como dados de pagamento e dados pessoais, entre outros, mas há outras vantagens menos conhecidas na sua utilização. Quando o seu site tem um certificado de segurança SSL instalado, a maior parte dos browsers mostram um ícone de segurança junto à barra de endereços.

SSL, importante no cálculo de ranking e relevância

Google

1. Vantagens em Termos de SEO

Desde 2014, o Google considera a utilização de um SSL no algoritmo de cálculo de ranking e relevância. O conteúdo de um site continua a ser um dos factores mais importantes mas, em caso de empate, um site com SSL fica acima de um site sem SSL nos resultados de pesquisa.

Fonte: http://googlewebmastercentral.blogspot.pt/2014/08/https-as-ranking-signal.html

2. Proteção dos Utilizadores

O SSL torna muito complicado os ataques do tipo man-in-the-middle.

O objetivo principal de um certificado SSL é criptografar informações para que elas só possam ser lidas e compreendidas pelas partes autorizadas. As informações enviadas nos formulários da internet frequentemente passam por mais de um computador antes de chegar ao seu destino final e, quanto mais "voltas" der, maior será a chance de terceiros obterem acesso.

Um certificado SSL torna as informações originais incompreensíveis para qualquer pessoa que as elas tenha acesso, se não possuir a chave de criptografia apropriada.

3. Fornecer Autenticação

É importante ter a certeza de que as informações que circulam a partir do seu site, incluindo dados do cliente, irão para o servidor correto sem serem interceptadas!

Ao obter um certificado SSL, também é emitido outro tipo de proteção chamado certificado de servidor.

Ele atua como um mediador entre navegadores e servidores SSL para mostrar que o provedor de certificados SSL pode ser confiável. Os clientes podem visualizar esses documentos para validar que o certificado SSL do seu site está atualizado e que a página em que estão prestes a inserir informações é realmente sua e não uma imitação.

4. Pagamentos Online Seguros

Existir protocolo de segurança SSL é um reforço de confiança para um potencial cliente efectuar uma compra online.

Implementar formas de pagamento no seu site exige, obrigatoriamente, atenção para os protocolos de segurança. Para atender as normas da indústria de cartão de pagamento, um negócio online precisa de um certificado SSL com a criptografia adequada. Sem um certificado que atenda aos padrões, um site não poderá receber pagamentos com cartões de crédito.

5. Proteção contra o Phishing

Os e-mails de phishing geralmente contêm links que levam os clientes desinformados ​​a uma réplica convincente de um determinado site. Muitas vezes disfarçados de anúncios ou confirmações de envio, esses e-mails tentam reunir informações de cartão de crédito para uso mal intencionado. No entanto, as pessoas que criam esses sites falsos terão dificuldade em obter um autêntico certificado SSL. Quando os clientes não detectam os sinais de segurança num site, estarão mais reticentes a inserir alguma informação.

6. Melhor Confiança do Cliente

Todos esses elementos funcionam, em conjunto, para gerar maiores níveis de confiança entre um cliente e uma empresa. Fornecer aos seus utilizadores segurança para todas as suas informações e dar-lhes formas de verificação, incrementa a confiança e ajuda a garantir uma experiência de compra positiva.

Os visitantes permanecem mais tempo nos sites quando reparam no cadeado verde de um Secure Socket Layer (SSL).

WhatsApp chat