Marketing Digital para Dentistas

Como diz? Já está a fazer Marketing Digital para Dentistas porque tem um site na Internet com uma lista de especialidades? Uma página no Facebook com quase 100 “amigos”? Uma campanha de email marketing enviada em 2021? Bom, não queríamos ser os portadores das más notícias, mas isso não chega para conquistar leads, gerar conversões e fidelizar clientes!

 

Tem as suas dúvidas? Então responda a estas perguntas!

  • 77% dos potenciais pacientes de clínicas dentárias pesquisam online por soluções para os seus problemas (Google).
    Quantos marcaram consulta na sua clínica?

  • O Google recebe mais de 70.000 pesquisas por segundo (Google).
    Quantas dessas pesquisas referem os seus serviços?

  • 93% das experiências online começam num mecanismo de pesquisa (Search Engine Journal).
    Quantas dessas experiências acabam na sua sala de espera?

  • O Google é responsável por 94% do total do tráfego orgânico (Web Presence Solutions).
    Que percentagem desse tráfego vai para o seu site institucional?

  • O Marketing de Conteúdo custa menos 62% que o marketing tradicional e conquista três vezes mais leads (NeilPatel).
    Quanto está a investir em marketing de conteúdo?

  • Mais de 80% dos portugueses com acesso à Internet estão nas redes sociais (INE).
    Quantos “amigos” é que o seu negócio fez ultimamente?

Hum… começa a perceber a importância do Marketing Digital para Dentistas, não é verdade?

 

Porque deve investir em Marketing Digital para Dentistas?

Porque precisa de aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) e consequentemente, aumentar a receita da sua clínica dentária! Este é o principal motivo para se dirigir em passos largos até ao local onde está o seu público-alvo: a Internet! É lá que vai conquistar a atenção de…

  • Pacientes que não sabem qual é o tratamento mais adequado para o seu problema.
  • Pacientes indecisos que não sabem se está na hora de marcar uma consulta ou que clínica dentária escolher.
  • Pacientes que fazem pesquisas no Google – de “dores de dentes” a “implantes dentários” – porque procuram informação clara e consistente.
  • Pacientes que conhecem a solução para o seu problema, mas procuram informações mais específicas para avançarem para a marcação de consulta: como localização, acessibilidade, preços dos tratamentos, etc.
  • Pacientes que procuram segundas opiniões ou pacientes que não ficaram satisfeitos com os resultados.

Portanto, como a rentabilidade da sua empresa começa nesta aldeia global que é a Internet, é fundamental investir em Marketing Digital para Dentistas ou Marketing Odontológico, para conseguir melhorar a visibilidade e notoriedade da clínica, chegar a mais prospects, gerar mais leads e fidelizar mais clientes!

 

Quais são as principais vantagens do Marketing Digital para Dentistas?

Agora que já não tem dúvidas da importância do Marketing Digital, conheça as principais vantagens das estratégias para a sua clínica dentária:

 

Maior alcance

Não obstante ter um negócio local, consegue chegar a mais pessoas porque na Internet não há barreiras físicas nem temporais e por isso o seu consultório está “aberto” 24 sobre 24 horas!

 

Mais tráfego

Também consegue receber mais visitas no seu site porque Marketing Digital Odontológico garante as melhores posições para as suas páginas!

 

Mais canais de comunicação

Site, blog, redes sociais, email marketing… na Internet tem inúmeros canais ao seu dispor para falar com os pacientes e outros parceiros de negócio.

 

Maior visibilidade e notoriedade

Com tantos canais online para publicar conteúdos relevantes, consegue esclarecer dúvidas e mostrar as soluções mais eficazes para alguns problemas… e assim aumentar a visibilidade e notoriedade da sua clínica!

 

Mais reconhecimento

Colocar o seu site nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa é o mesmo que passar à frente da concorrência, sobressair na sua área de atuação e merecer o reconhecimento dos pacientes.

 

Maior relacionamento e fidelização

O digital permite-lhe comunicar e interagir de forma fácil, rápida e eficaz com o seu público-alvo, conquistando novos pacientes e fidelizando os que já conquistou.

 

Maior segmentação

No marketing tradicional é difícil segmentar, mas no digital pode chegar facilmente às pessoas da sua região que estão realmente interessadas nos seus serviços.

 

Mais competitividade

Offline pode sentir dificuldade em competir com clínicas maiores do que a sua, mas online consegue ficar em pé de igualdade, desde que invista nas ações corretas.

 

Mais consultas

Com conteúdos relevantes publicados em diferentes canais digitais e dirigidos a pessoas interessadas nos seus serviços, a sua clínica consegue atrair a atenção e gerar mais interação… e isso traduz-se em mais consultas!

 

Melhor relação custo/benefício

Uma estratégia de Marketing Digital não exige grande investimento para alcançar excelentes resultados.

 

Principais estratégias de Marketing Digital para Dentistas

Se não tem mais dúvidas sobre a importância do Marketing Odontológico, está na hora de conhecer diferentes estratégias que separadas ou em simultâneo, conseguem ajudar a alavancar as vendas na sua clínica dentária!

 

1. Definir o público-alvo

Antes de começar a produzir conteúdos para os seus canais digitais, deve definir o público-alvo da sua clínica, recolhendo todas as informações sobre a sua audiência: sexo, idade, localização, profissão, ocupação, gostos, interesses, necessidades, receios, modo de vida… Estes dados são importantes para desenvolver ações mais assertivas.

 

2. Estabelecer objetivos de Marketing Digital

A seguir é importante estabelecer objetivos claros e atingíveis durante determinado período, bem como as estratégias de Marketing Odontológico que vai utilizar para os atingir.

 

3. Criar um site profissional

Entretanto deve criar ou reformular o seu site, de forma a poder apresentar aos visitantes todas as informações sobre as suas especialidades e deixar bem claro quais são os benefícios dos seus serviços. E só com um site profissional consegue fazê-lo!

 

Um site para dentistas moderno e dinâmico, funciona como uma verdadeira plataforma de vendas capaz de aumentar as receitas porque consegue destacar-se da concorrência e aparecer a milhares de utilizadores que procuram pelo seu serviço, mas ainda não conhecem a sua clínica dentária!

 

Principais elementos de um site para dentistas

  • Domínio próprio, simples e direto.
  • Layout bonito, moderno e dinâmico.
  • Design responsivo.
  • Carregamento rápido.
  • Informações básicas: historial, missão, visão, equipa, especialidades, contactos…
  • Informações especificas sobre os serviços.
  • Otimização SEO para motores de busca.
  • Integração com redes sociais.
  • Google Analytics para monitorização de acessos.

 

4. Marketing de Conteúdo para Dentistas

Se as informações que publica na Internet sobre a sua clínica não estão a gerar bons resultados, o melhor é mesmo investir em Marketing de Conteúdo para Dentistas de modo a conquistar o seu público-alvo… e o algoritmo do Google!

 

Efetivamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia capaz de gerar leads, relacionamentos e interações com pacientes e potenciais clientes, direcionando-os, ao longo do funil de vendas, em direção à consulta, e depois fidelizando-os. Isso é possível através da publicação consistente de conteúdos relevantes que respondam às “dores” dos utilizadores com soluções adequadas. Nada de propaganda ou publicidade! Nem sequer precisa de falar diretamente da sua clínica dentária para ganhar visibilidade e um novo tráfego para o site ou blog! E por falar em blog, convém considerar a criação de um, já que se trata de um valioso canal de comunicação com o público que, a seu tempo, gera excelentes resultados.

 

5. SEO Para Dentistas

O Marketing Digital traz sempre um amigo por arrasto, o SEO (Search Engine Optimization), e explicamos-lhe porquê! Mesmo que tenha excelentes serviços prestados por dentistas qualificados, não vai conseguir aumentar o número de clientes se não aumentar a visibilidade da sua clínica. Como o conseguir? Otimizando os conteúdos com SEO, um conjunto de técnicas de otimização de sites que melhoram o posicionamento das páginas nos motores de busca porque mostram que as suas páginas têm conteúdo de qualidade e oferecem uma boa experiência de utilização. Além do mais, o SEO local é particularmente importante para começar a aparecer nos resultados de pesquisas realizadas na sua zona de atendimento!

 

6. Email marketing para dentistas

Ultrapassado? Nem pensar! O email marketing ou envio de mensagens com fins comerciais para os seus contatos, continua a ser uma das melhores formas de comunicar, devido ao baixo custo e alto retorno. Repare que com o envio de emails mais personalizados e familiares, consegue chamar a atenção dos seus leads e pacientes e controlar o número de utilizadores que viram, leram e clicaram na mensagem… e que por isso estão preparados para encetar (e depois manter) uma relação positiva com a sua clínica dentária! Além disso, o envio de campanhas de email marketing mantém o seu negócio sempre em evidência sem exigir grandes esforços: o formato é flexível a nível de texto e de layout e ainda permite tirar partido de inúmeras ferramentas para envios automáticos e altamente segmentados.

 

7. Google Ads para dentistas

Tendo budget disponível para publicidade, não hesite em investir em anúncios pagos na plataforma Google Ads! Procure as melhores palavras-chave, distribua-as por grupos de anúncios segmentados, apareça no topo dos resultados de pesquisa e obtenha resultados comerciais mais imediatos e expressivos. Em contrapartida, só tem de pagar sempre que um utilizador chegar a esse anúncio através de uma das palavras-chave… e clicar!

 

O Google Ads gera conversões de qualidade porque atrai as pessoas certas no momento certo, o que para dentistas é o mesmo que dizer que atrai potenciais pacientes à procura de um tratamento dentário!

 

8. Gestão de redes sociais

Obrigada por nos ter acompanhado até aqui! Quase no final da nossa lista de estratégias de Marketing Digital para Dentistas, não podemos deixar de lhe dizer que com a maioria dos utilizadores da Internet a fazer scroll pelas redes sociais várias vezes ao dia, publicar conteúdos relevantes periodicamente é uma forma de convidar os amigos a entrar… no consultório! Também é uma oportunidade para aumentar a popularidade, fomentar interações, criar relacionamentos e conhecer melhor o seu público-alvo. Mas atenção que criar um perfil não basta para que a sua clínica seja vista, partilhada e lembrada. É preciso fazer uma gestão de redes sociais de acordo com os objetivos traçados para conquistar novos clientes e aumentar o lucro.

 

9. Análise de resultados

Preparado para conhecer a última estratégia? É a análise de resultados e ROI. Sim, porque o trabalho não para depois de implementar todas estas ações de Marketing Digital para Dentistas. É preciso acompanhar os resultados diariamente e até em tempo real, usando métricas que mostrem qual é o retorno do investimento de acordo com o comportamento dos utilizadores nos seus canais de comunicação. Essas informações são extremamente valiosas para entender melhor a sua audiência, para otimizar de acordo com as suas necessidades e alcançar ainda melhores resultados comerciais!

 

De entre as ferramentas gratuitas de monitorização, o Google Analytics é a mais usada porque basta instalar um código nas páginas do seu site e depois recolher as informações dos utilizadores sob a forma de relatórios, bem fáceis de interpretar!

luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse