11 Características de Um Bom Site​

Um site é a montra da sua loja para o mundo e a base de toda e qualquer campanha de marketing digital. Conheças as características que um bom site deve ter!

01. Design atrativo

Costuma dizer-se que a primeira coisa em que reparamos nos primeiros segundos quando vemos uma pessoa pela primeira vez é a sua imagem exterior. Naquele primeiro impacto não sabemos como a pessoa é. Se é simpática, boa profissional, mal-educada. Portanto a primeira impressão que temos é apenas da sua imagem.


Ora com um site acontece o mesmo. Nós ainda não navegámos a fundo no site para saber bem se ele funciona bem ou mal, mas projetamos uma pequena ideia daquela marca com base na imagem que vemos. Um design atrativo irá chamar a atenção dos visitantes do site.


As cores de um site são importantes e devemos dar prioridade àquelas que estão ligadas à identidade visual da marca. É bom que o cliente se familiarize com aquelas cores e as associe à marca.


Devemos escolher um template que reflita a mensagem da empresa. Se é uma marca mais sofisticada é importante que o design do site seja clean. Se a marca for para crianças deve ter um design mais infantil e cores alegres.

 

A informação também deve ser colocada hierarquicamente e de forma estratégica. É essencial que quando um utilizador entre na página saiba localizar os menus de forma intuitiva.

 

Utilize um tipo de letra de fácil leitura e atrativo.

 

Quando visitamos um site que tem um design pouco atrativo, básico e com uma má estrutura, automaticamente a nossa vontade de navegar nessa página é pouca. Já quando entramos num site bonito, com uma imagem atrativa, a nossa vontade de permanecer aumenta significativamente.

 

02. Design responsivo

Ter um design responsivo significa que o design do seu site se adapta bem a qualquer dispositivo seja num PC ou num telemóvel, independentemente da sua resolução de ecrã. Se um site for compatível e responsivo com qualquer ecrã a probabilidade de atrair mais público e gerar maior tráfego é bastante maior.


Um site com responsividade adapta o tamanho das imagens e outros elementos para que continue proporcional ao ecrã independentemente do dispositivo que o utilizador está a usar.

 

03. Site intuitivo

Esta é uma regra básica para que o site tenha sucesso. O site tem de ser simples, fácil de ser navegado e fluído. Assim o utilizador quando visitar o site da sua empresa conseguirá navegar sem dificuldades e encontrar as informações que precisa. Se visitarmos um site e este for demasiado complexo ou demasiado simples, sem que consigamos encontrar facilmente as informações vamos acabar por desistir rapidamente. Ninguém quer continuar a navegar num site que não é intuitivo e que não nos dá as respostas que procuramos.

 

04. Conteúdo relevante

O seu site destaca-se de outros por que razão? Se criarmos conteúdo útil para quem o vai ler e dermos uma abordagem um pouco diferente dos demais vamos prender a atenção dos visitantes do site.


Há 3 coisas essenciais num site com bom conteúdo:

 

Bom texto – E por bom texto queremos dizer que o conteúdo é realmente relevante para quem ler e que está bem escrito. Ninguém gosta de ir a um site de uma marca e encontrar erros ortográficos no seu conteúdo, pois não?

 

Originalidade – Por que razão irei visitar o seu site e não outro site de uma marca do mesmo ramo que o seu? O que distingue o seu? O seu conteúdo deve ser leve, completo, correto, exclusivo e original. Traga para o seu site novas perspetivas e novas abordagens para aquele determinado tema.

 

Imagens – Utilize boas imagens e vídeos. A parte visual do site faz com que o visitante se conecte emocionalmente ao seu site. Atenção aos direitos de autor de cada imagem.

 

05. Contactos e informações bem visíveis

Um bom site tem de conter os seus contactos bem visíveis.


É essencial ter a morada, contacto telefónico, email, horário de atendimento e outras informações básicas sobre a marca. Estas informações devem estar em destaque de forma que seja fácil um cliente encontrá-las.


Todas os produtos e serviços da sua empresa devem estar mencionados de forma bem clara. Um cliente vai ao seu site para se informar sobre a sua empresa. Logo, é imprescindível que toda a oferta esteja bem detalhada no site para o cliente poder informar-se. Caso possua loja, ter uma loja física no site também é um bom meio para aumentar as vendas.

 

06. Segurança

É importante que o seu site esteja hospedado em segurança e que tenha mecanismos de prevenção contra ataques de hackers.


Todos os clientes que visitam o seu site devem se sentir seguros e saber que estão a navegar num site que está protegido e é de confiança. Caso contrário, pode perder muitos clientes com um site pouco seguro. Além do mais, nenhuma marca quer correr o risco de perder dados e sofrer ataques informáticos. Saiba mais sobre este tema no nosso artigo: Como Proteger o Seu Site WordPress de Ataques Hacker | Algarve (webfarus.com)

 

07. Rapidez de carregamento

A velocidade de carregamento do seu site deve ser rápida senão o potencial cliente irá desistir da sua página. Ninguém gosta de aceder a um site e esperar uma eternidade pelo seu carregamento.

 

Se o seu site for rápido o utilizador irá permanecer mais tempo no site.

 

08. Site com SEO

Com uma boa estratégia de SEO podemos tornar a página mais atrativa para os algoritmos dos motores de busca como o Google. Se trabalharmos bem as técnicas o nosso site tem uma maior probabilidade de aparecer nos primeiros resultados e de ser mais facilmente encontrado pelo público-alvo.

 

O uso das palavras-chave certas é um aspeto fundamental para se criar um conteúdo otimizado.

 

É essencial que se desenvolva um bom planeamento desta vertente pois um bom site tem bom SEO.

 

09. Manutenção frequente

Um bom site deve ter boa manutenção. É importante que se atualize os conteúdos do site regularmente e que se melhore todos os aspetos. Um site cuidado, onde há uma preocupação por parte da marca para continuar a melhorar e crescer, é meio caminho para um site de referência.

 

Deve testar o site, apontar falhas e anotar as melhorias a fazer.

 

10. Interatividade

Um bom site cria uma ligação com os utilizadores, incentivando-os a contactarem a empresa para esclarecer dúvidas, comprar. Devem até possuir um local no site onde os utilizadores possam dar sugestões.

 

11. Tem um blog

Ter um blog no site ajuda a otimizar a sua página. Nesse conteúdo pode incluir palavras-chave que não incluiu no resto do site. Além disso ter um blog no site permite que desenvolva artigos de interesse para o cliente e que aproveite esses conteúdos para as redes sociais da empresa, gerando um maior tráfego com a partilha.

Na Webfarus usamos método para criar bons websites! Leia sobre as 7 Etapas na Criação de Um Website.
luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador da Webfarus.
É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

3 artigos do seu interesse