Blog

Vídeo Marketing

Para o Youtube

As pessoas não compram porque não conhecem ou porque não confiam e, de uma forma geral, o maior desafio dos profissionais de marketing é gerar tráfego e contactos, isto é, leads para o seu negócio.

 

Investir em Marketing para YouTube ainda não é prioridade para muitos negócios. Mas deveria ser! O Youtube é o segundo website mais visualizado do mundo, segundo rankings do Alexa e do Similar Web. Apenas o Google está à sua frente e, segundo a Cisco, prevê-se ainda que até o ano de 2022 o tráfego da internet seja 82% de consumo de vídeos.

 

Mas, se ainda restam dúvidas, verifique as estatísticas:

  • Todos os meses, mais de 2 milhões de utilizadores utilizam o Youtube, num total de horas de visualização na ordem dos biliões.
  • 70% dos vídeos são visualizados a partir de dispositivos móveis.
  • É possível consultar o Youtube em 80 idiomas diferentes, cobrindo 95% da população na internet.
  • A maior parte do público encontra-se na faixa etária de 18 a 34 anos.

Investir em vídeos para Youtube Marketing

Incluir a produção de vídeos para YouTube na sua estratégia de Marketing é muito importante. Pode não ser simples para si, mas a Webfarus está cá para ajudar. Seja mais promocional, com anúncios, ou com mais de Marketing de Conteúdo; vamos aproxima-lo do público e fazer de si uma autoridade no setor!

Qual a estratégia?

A estratégia seguida pela Webfarus está comprovada pela experiência. Vamos resumidamente explicar em cinco pontos:

 

1. Planeamento

Depois de analisar a concorrência, definir o target que se pretende atingir, saber para que idade demográfica vamos publicar e escolher as palavras mais pesquisadas, será necessário elaborar um roteiro ou fazer um estudo prévio sobre os assuntos. Caso apareça no vídeo, poderá ser necessário treinar para ficar o mais à vontade possível com a gravação.

 

2. Consistência e regularidade na publicação de vídeos

É o principal conceito da plataforma Youtube, transversal a praticamente todas as redes sociais – publicar de forma consistente, de preferência no mesmo dia da semana e à mesma hora e, segundo opinião generalizada, deve publicar-se tantas vezes quanto as possíveis (para um canal muito visto, geralmente três vídeos semanais).

 

3. Duração dos vídeos superior a 5 minutos

O tempo ideal padrão, que melhores resultados obtém geralmente anda entre os é 5 a 8 minutos.

 

4. O desempenho dos vídeos

Os vídeos Youtube são facilmente mensuráveis. Consegue saber, por exemplo, quais os que tiveram mais visualizações ou os que foram assistidos por mais tempo.

 

Do ponto de vista analítico, há 3 grandes métricas para quem publica:

  • CTR – Click Through Rate
  • AVD – Average View Duration
  • FoP – Frequency of Post

Pela análise dos relatórios do Youtube é possível recolher os dados mais relevantes sobre o canal, poupando tempo e obtendo informação importante para a criação de conteúdo de qualidade que possa atrair mais público!

 

5. Thumbnail e título de um vídeo

YouTube thumbnail é um dos mais importantes elementos de um vídeo Youtube. Também conhecido como miniatura, esse recurso é responsável pelo primeiro contato do utilizador com o vídeo e, por isso, um importante recurso de marketing digital.

 

Um bom conteúdo é essencial, mas a primeira impressão é que atrai a atenção de quem se espera encantar. Embora o título e as tags sejam elementos essenciais para fortalecer a presença no ranking do mecanismo de buscas da ferramenta, lembre-se de que o YouTube é uma rede social visual, ou seja, a imagem domina.

Os vídeos ajudar a criar autoridade da pessoa ou marca perante o público. Ajudam na aproximação com seu público, podem aumentar as vendas e, certamente, o tráfego da sua página.

 

Criamos o seu canal Youtube e os seus vídeos e ainda otimizamos o seu canal para maximizar a exposição.