Blog

7 Etapas na Criação de Um Site

Um site é a base de toda e qualquer campanha de marketing digital e o seu processo de criação é especialmente estratégico e feito por etapas.

Um site não é mais do que um dos componentes de uma estratégia de marketing digital. É, no entanto, o componente principal, pois será nele que toda uma estratégia de marketing digital irá assentar!

 

Um site pode fazer muito mais pelo desenvolvimento do seu negócio do que, à partida, poderá imaginar! Terá que ser, claro, um site que cumpre determinados requisitos ou os benefícios serão, inevitavelmente, reduzidos ou mesmo inexistentes, podendo até, inclusivamente, deitar por terra toda a estratégia de marketing estabelecida e até prejudicar a imagem da empresa!

 

Saiba como o Design, de facto conta!

 

Criar o seu site não será mesmo um processo fácil. Irá exigir muito esforço da sua parte e muito conhecimento e experiência por parte de quem o irá desenvolver! Para entrar nesse caminho, irá precisar de um parceiro de confiança para que o possa ajudar a superar todos os desafios.

 

É importante salientar que um site de sucesso só pode resultar com base na cooperação harmoniosa entre a equipa de desenvolvimento e o proprietário da empresa.

 

O processo de construção do seu site irá passar por diversas etapas, desde a primeira entrevista com o cliente à sua publicação e manutenção. Este processo poderá variar um pouco de designer para designer, mas os princípios básicos são os mesmos. Supondo que a Webfarus irá criar o seu website, abaixo vamos apresentar-lhe os 7 passos que iremos dar juntos.

 

FASE 1: Entrevista + Briefing

Esta etapa é, sem dúvida, uma das mais importantes para que o seu site seja bem feito e represente, da melhor forma, a imagem da sua empresa. Logo de início, será muito importante definir ou esclarecer, entre si e a Webfarus, a estratégia global e os objetivos principais dessa estratégia, nomeadamente ao que se refere:

  1. Objetivo. O seu site irá informar, promover um serviço, vender um produto? O que se espera alcançar com a construção deste site?
  2. Público-alvo. Qual o grupo específico de pessoas que o ajudará a atingir os seus objetivos? Pense um pouco sobre pessoa “ideal” que gostaria que visitasse o seu site, tendo em conta a idade, género ou interesses. Isto ajudará, mais tarde, a determinar o melhor design para o seu site.
  3. Conteúdo. Que tipo de informação o público-alvo gostaria de ver no seu site? Um determinado produto ou serviço? Dicas? Notícias?

A partir deste ponto será possível preparar uma proposta e apresentar o briefing. Será então assinado o contrato e o serviço adjudicado.

 

FASE 2: Conteúdo (Pesquisa de Marcado + SEO)

A criação do conteúdo para o site fará parte do  contrato como uma tarefa sua ou da Webfarus. Dependerá do acordo estabelecido. A criação do conteúdo para um site não é um processo simples! Para que o seu site seja competitivo e mais facilmente encontrado pelo público-alvo (por exemplo, surja no topo do Google), será muito importante que seja feita uma análise de concorrência, uma pesquisa de mercado (leia sobre pesquisa de palavras-chave) e a aplicação do famoso SEO.

 

O conteúdo inicial para o site será então criado depois (e a partir) da pesquisa de mercado e do briefing e otimizado através de técnicas e ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), que contribuem para que o site seja encontrado através das palavras-chaves do segmento em que está inserido. É um passo determinante para o sucesso do seu negócio (leia mais sobre sites com pouco tráfego).

 

Depois do conteúdo criado, aplicado no site e otimizado, não será desejável que sofra alterações. Eventuais alterações ao conteúdo já trabalhado, deverão estar devidamente contempladas no contrato, pois implicam trabalho adicional.

 

FASE 3: Layout + Design

Após a criação do conteúdo, será criado o mapa do site – o Wireframe. O wireframe é uma espécie de “maquete” virtual do site, ou seja, um rascunho que determina onde cada imagem, texto e botão será colocado. Esta etapa é importante, pois será baseado neste wireframe que a Webfarus irá prosseguir com o seu trabalho.

 

No caso de se tratar de um site criado numa plataforma CMS, por exemplo em WordPress, o Wireframe será, em parte, o template escolhido e, neste caso, a Webfarus irá apresentar-lhe o template e discutir consigo a tabela de cores, imagens e textos para que tudo seja coerente com a sua essência, como pessoa e como empresa.

 

FASE 4: Codificação

Aqui referimo-nos à codificação das funcionalidades definidas anteriormente, baseada no wireframe e no design do site. Programar consiste em transformar as imagens e o layout criados em códigos interpretáveis pelos navegadores.

 

Muitas vezes, os sites são criados em templates previamente codificados, mas geralmente é necessário fazer-se alterações para que sejam incorporadas as funcionalidades personalizadas para cada cliente.

 

FASE 5: Programação + Testes

É nesta etapa que se aplicam os códigos HTML e CSS criados e que se cria a dinâmica do website. É nesta etapa que são criados e/ou incorporados os plugins necessários chegando-se assim à primeira versão oficial do site.

 

Após a primeira versão do site, passamos aos testes! É por meio de testes que os programadores conseguem definir se o site está, de facto, pronto para publicação ou necessita de ser ajustado.

 

FASE 6: Publicação

Aprovado o conteúdo, o layout, o design, a programação e as funcionalidades, publica-se então o site. A publicação do site site envolve a contratação de um domínio, isto é, do endereço para o seu site (que no nosso caso é www.webfarus.com) e da contratação de um alojamento (recomendamos sempre um alojamento de alto desempenho pois favorece grandemente o SEO). Recomendamos também a aplicação de um certificado de segurança digital.

 

FASE 7: Manutenção

Após a publicação do site é importante fazer a manutenção periódica do website, a fim de garantir que todos os recursos implementados continuem a funcionar e que os conteúdos e imagens sejam atualizadas, mantendo o foco do público-alvo e acompanhando as tendências e mudanças do seu segmento.

 

O Retorno do Seu Investimento

Como foi dito inicialmente, a criação de um website não deve ser tomada de ânimo leve, pois é a base de toda a estratégia de marketing digital e irá ditar o sucesso do seu negócio na Internet (poderá ler aqui sobre Atrair Leads). A criação de um bom site obriga à envolvência de várias pessoas com formação em diferentes áreas, como por exemplo designers, programadores, criadores de conteúdos e técnicos de marketing digital. A criação de um website poderá envolver um EMPREENDEDOR com visão que, esse sim, irá coordenar da melhor forma todo o projeto, interligando cada uma destas peças em separado, transformando-o num negócio de sucesso e num produto desejado e rentável. Um técnico não se compromete com o retorno do investimento tal como um pedreiro não o garante para as paredes que criou aquando da construção da sua loja. Um empreendedor, sim!

 

Por favor, note

um técnico não é um empreendedor e um empreendedor não é um tarefeiro!

A Webfarus orgulha-se do método de trabalho desenvolvido e que, desde há muitos anos, vem resultando como uma mais-valia para os seus clientes! Este método assenta numa base de parceria colaborativa saudável, organizada e produtiva!

 

Venha Criar o Seu Site Connosco!