Blog

Atrair Leads

O Seu Site Converte?

A capacidade de um site em fazer uma venda (converter um visitante num potencial cliente), basicamente, está sujeita à primeira impressão que o visitante obtêm desse site. Portanto, a taxa de sucesso desse website dependerá da habilidade em convencer o visitante a fazer uma compra ou em subscrever os seus serviços. Na maioria dos projetos de e-commerce, a taxa de conversão (número de vendas / total de visitas) é medida utilizada para determinar a eficácia de um projeto.

Se o conteúdo é rei, a conversão é a rainha

John Munsell

O objetivo será, em primeiro lugar, atrair os potenciais clientes e, a partir daí, criar meios para que essa pessoa avance nas etapas que compõe o funil de vendas, desde o primeiro contato até à concretização do lead em venda. Um processo que requer atenção, criatividade e visão estratégica.

 

Portanto, desde o momento em que visitamos uma página (ou olhamos para um anúncio) até ao momento em que decidimos agir, passamos por diferentes etapas. Cada uma dessas etapas exige cuidados próprios e o seu site deverá estar preparado para atingir os objetivos específicos de cada passo:

  • Atenção: momento em que conquistamos a atenção exclusiva de um visitante e fazemos com que ele continue a navegação.
  • Interesse: obtida a atenção, o visitante tem a primeira impressão sobre o que está a olhar e toma a decisão de procurar por mais informações sobre a oferta.
  • Desejo: neste momento, é feita uma análise mais detalhada da oferta, procurando benefícios e características, certificando-se de que atende às suas necessidades.
  • Ação: por fim, com a decisão tomada, é realizada a ação da conversão.

Neste artigo mostraremos algumas das dicas mais eficazes que podem aumentar a taxa de conversão do seu site. Não obstante, a funcionalidade de cada dica, tudo dependerá também de fatores como:

  • Nicho de produto
  • Público-alvo
  • Natureza do seu negócio

Mas o que torna o seu site um campeão de conversões?

Para duplicar o volume dos seus negócios é mais fácil duplicar a taxa de conversão do que o tráfego.

Jeff Eisenberg

1. Um claro apelo à ação

Quando desejam fazer uma compra online, os visitantes online concentram sua atenção em mais de uma plataforma. A estratégia do seu site deve passar por uma estratégia de “Call to Action” (CTA), por exemplo, um link ou um botão, com uma cor de destaque de termos no imperativo que estimule a fazer uma compra, por exemplo, “compre agora”, “inscreva-se”, “clique”, “entre em contacto”. Os Call to Actions costumam auxiliar principalmente nas etapas de Atenção e Interesse (que duram poucos segundos) e na Ação, que muitas vezes é o próprio ato de clicar no CTA. Veja, por exemplo, uma das nossas páginas.

 

2. Navegação simplificada

Nem todas as visitam entram pela página inicial. O seu website deverá estar preparado para esta situação. Manter um visitante na sua página não é tão difícil quando ele não tem dificuldade ou sente confusão para se orientar. As informações na página não devem ser muito complexas, nem muito longas. Deixe os seus pontos claros.

 

Outra função que afeta a navegação é a velocidade de carregamento. Já explicámos a importância de ter um site otimizado, onde mostrámos que uma página lenta coloca em risco a possibilidade do visitante voltar outra vez. Um curto e produtivo espaço de tempo de visita à sua página é suficiente para motivar um visitante a comprar ou a voltar mais tarde.

 

3. Fatores de confiança

A crise económica e um mercado recheado de empresas a competir entre si formam um cenário em que um consumidor conectado e seletivo dificilmente comprará por impulso. Por sua vez, avaliará bem as opções e escolhe aquela em que mais confia.

 

Perante este cenário, a marca que deseja sobressair, conquistar novos clientes e aumentar as suas vendas, precisa ter uma presença consistente no universo digital para ser conhecida e inspirar confiança. Em resumo, é importante saber como criar autoridade online.

 

Aumente o ROI

Em que ponto está o retorno do seu investimento (ROI – Return Of Investment)? Se seu website não atrai o tipo de tráfego que você deseja, poderá ser necessário rever o seu website e avaliar as suas estratégias de conversão. É muito simples. Entre em contacto connosco e obtenha dos nossos especialistas as melhores soluções para a sua situação concreta.