Como aumentar as vendas na Black Friday?

Os cartões de crédito choram enquanto os comerciantes riem de satisfação. Assim é na última sexta feira de novembro, quando os consumidores saem à rua para enfrentar multidões em busca do melhor desconto ou alinham em competições online para serem os primeiros a carregar no botão “compre agora”. Ainda assim, teme que a sua empresa perca uma quota significativa para a concorrência? Tal não vai acontecer, se seguir as próximas dicas para aumentar as vendas na Black Friday!

Reveja o seu site ou e-commerce

Muitas vezes não basta ter um bom produto com um desconto significativo para aumentar as vendas na Black Friday. Também é preciso investir num site ou e-commerce moderno com todas as funcionalidades que atraem os clientes, nomeadamente:

  • Design responsivo para uma ótima legibilidade em equipamentos móveis.
  • Navegação simples e intuitiva para que os visitantes encontrem rapidamente o que procuram.
  • Descrições detalhadas dos produtos e imagens de qualidade que consigam destacar os artigos de diferentes ângulos.
  • Propostas de cross-selling e up-selling.
  • Avaliações e testemunhos de clientes.
  • Chat e suporte online para responder às perguntas dos consumidores em tempo real.
  • Selos de segurança.
  • Diferentes opções de pagamento.
  • Política de devolução clara e transparente.

1ª Dica de ouro para aumentar as vendas na Black Friday:

Certifique-se de que seu site ou e-commerce carrega rapidamente porque não há nada melhor para afastar clientes do que sites lentos!

Crie uma landing page

Além de fazer refresh no site ou loja online, convém criar uma landing page Black Friday, ou seja, uma montra digital com design atraente e informações claras, que indique quais são os produtos com desconto e que aumente o número de contactos. E isso porque (tome nota!) neste época do ano os consumidores estão mais propensos a preencher formulários, se conseguir criar um senso de urgência e incentivar a ação imediata com call-to-actions como “oferta exclusiva”, “faça já a sua pré-reserva” ou “seja o primeiro a comprar o produto X”, por exemplo.

2ª Dica de ouro para aumentar as vendas na Black Friday:

Adicione uma contagem regressiva para criar um senso de urgência e incentivar os visitantes a agir antes que a oferta termine.

Escreva artigos de blog

Artigos de blog podem ser os melhores aliados para aumentar as vendas na Black Friday se falarem nos benefícios dos produtos com desconto, explicando como podem responder às necessidades dos consumidores. Além disso, os artigos de blog conseguem melhorar as posições nos motores de busca e atrair um público mais amplo.

3ª Dica de ouro para aumentar as vendas na Black Friday:

Além de artigos de blog com uma vertente mais comercial, escreva conteúdos genéricos que ofereçam informações úteis aos leitores: “Como encontrar as melhores ofertas na Black Friday”, “Tendências de compra da Black Friday 2023” ou “Como preparar a sua lista de compras para a Black Friday”.

Otimize com estratégias SEO

Com os utilizadores feitos baratas tontas a procurarem por pechinchas na Internet, é fundamental otimizar todos os seus conteúdos (incluindo imagens, áudios e vídeos) com estratégias SEO para motores de busca. Desta forma, consegue alcançar as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google para determinadas palavras-chave e em consequência, aumentar o tráfego orgânico para o seu site ou e-commerce.

4ª Dica de ouro para aumentar as vendas na Black Friday:

Realize uma pesquisa exaustiva a respeito das palavras-chave relacionadas com a Black Friday e com as suas ofertas e produtos específicos. Depois, use essas palavras-chave em imagens, títulos e descrições de conteúdos relevantes.

Publique as ofertas nas redes sociais

Falar em aumentar as vendas na Black Friday, é falar da importância das publicações em redes sociais, as armas secretas para aniquilar a concorrência na sexta-feira negra, já que ajudam a divulgar as melhores ofertas, segmentando para chegar às pessoas certas.

Likes, comentários e partilhas nas redes sociais fazem toda a diferença na faturação da Black Friday, e informar os seguidores da marca sobre as promoções, é a melhor forma de atrair novos clientes e impulsionar as vendas.

5ª Dica de ouro para aumentar as vendas na Black Friday:

Utilize sempre imagens super atraentes e vídeos de alta qualidade para chamar a atenção dos seguidores e aumentar a probabilidade de cliques e interações.

(H2) Envie email marketing

O email marketing é uma excelente forma de comunicar com os seus clientes, e enviar ofertas exclusivas, cupões e outras informações sobre a Black Friday, diretamente para a caixa de correio! Inclusive, pode segmentar a sua lista de contactos para direcionar descontos específicos com base nos interesses e histórico de compras de cada pessoa.

6ª Dica de ouro para aumentar as vendas na Black Friday:

Envie lembretes antes da Black Friday para manter os seus clientes interessados nas promoções e gerar um clima de entusiasmo.

(H2) Não se esqueça do pós-Black Friday

As pessoas que compraram os seus produtos ou serviços na Black Friday de novembro, têm de ser transformadas em clientes fiéis em dezembro. Como?

  • Com ofertas exclusivas e programas de fidelidade.
  • Com lembretes de carrinhos de compras abandonados.
  • Com produção de conteúdo relevante sobre os produtos adquiridos na Black Friday, como dicas de uso, instruções e atualizações.
  • Com pedidos de feedback sobre a experiência na Black Friday para identificar ações de melhoria.
  • Com programas de fidelidade ou recompensa para incentivar novas compras, como descontos futuros, brindes ou entregas grátis.
  • Com novos descontos de Natal e ano novo.

7ª Dica de ouro para aumentar as vendas na pós-Black Friday:

Envie mensagens de agradecimento aos seus clientes para mostrar o seu apreço pela participação nas promoções Black Friday, e com isso criar uma relação de comunicação positiva e duradoura.

Agora que tem uma série de dicas matadoras para alavancar as vendas da Black Friday, lembre-se de que a sua empresa precisa de um site ou e-commerce profissional e de conteúdo irresistível para atrair mais clientes! Quem o pode ajudar? A Webfarus, claro.

marketing digital para dentistas

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse