Academia de Marketing Digital

Aulas práticas para levar o seu negócio e a sua carreira ao próximo nível - a sério!

Vamos primeiro às definições. Então,

 

O Que é Uma Academia?

Academia é uma instituição, sociedade pública ou privada, carácter artístico, científico ou literário, vocacionada para o ensino.

 

O que é o Marketing Digital?

Marketing Digital é o nome dado ao conjunto de estratégias e ferramentas que utilizam a internet e dispositivos virtuais para divulgar produtos e serviços, fortalecer relacionamento entre marcas e consumidores e construir a identidade de uma empresa.

Tenho a certeza de que, pelo menos uma vez na vida,  já se interrogou sobre o que poderia fazer com conhecimentos em Marketing Digital! E, eventualmente, até acha que pagar a um “especialista” é caro, portanto, já ponderou aprender uns truques! E, por isso, tenho a certeza que me consegue responder a três perguntas rápidas! Sim? Então vamos lá:

  1. Porque deverei eu frequentar uma academia de marketing digital?
  2. O que irei aprender numa academia de marketing digital?
  3. Serei capaz de planear e executar com sucesso campanhas de marketing digital?

Vá, pense um pouco…………. a sério!

Até sabe! Mas não sabe bem, não é? Deixe-me ajudar!

 

 

1. Porque deverei eu frequentar uma Academia de Marketing Digital?

Bem, digamos que há duas formas de aprender na vida:

  1. pela dor
  2. pela observação

Fui claro?!

Ok, então podemos passar à segunda questão.

2. O que irei aprender numa Academia de Marketing Digital?

Esta questão já é um pouco mais difícil de responder. “Depende” não é, de certeza, a resposta que deseja ouvir. Mas, sem dúvida, que depende…. E eu estou a falar a sério. Repare:

  1. Depende da academia
  2. Depende dos professores, das sua experiência e das suas competências científicas e pedagógicas
  3. Depende do curso (sim!!!! do curso! explico mais à frente….)
  4. E, depende de si! Ah pois, a vida ensina, mas só aprende quem quer!

E é isto! 

Terei sido muito vago? Ok, vou tentar explicar melhor.

 

Eu, a Explicar Melhor:

Muitas vezes, e para um melhor entendimento por parte dos meus alunos ou por parte de outras pessoas com quem falo sobre este assunto, comparo Marketing Digital com Medicina.


É, não tem nada a ver!

 

Mas repare: quando alguém se sente mal vai, eventualmente, ao médico de família ou ao clínico geral! Se o médico de família verificar que a pessoa tem uma cardiomiopatia, irá encaminha-la para um cardiologista, não é assim?! É, claro, não se espera que o clinico geral seja especialista em corações!


No marketing digital, a situação assemelha-se. As estratégias são tão diversas e, algumas, tão complexas que é necessário muito tempo de aprendizagem para as dominar e anos de experiência para as conseguir aplicar com sucesso. Repito, COM SUCESSO!!


Bem, se o médico de família tentar resolver o problema, por si e sem competência para isso… a pessoa morre! No marketing Digital, no máximo, as pessoas matam-se por ter pedido o dinheiro e o negócio. Mas, ok não dramatizemos! 


A verdade é que não será fácil encontrar um especialista em marketing digital (até me dá um arrepio frio ao dizer “especialista em marketing digital”) que domine, vejamos, por exemplo:

  • redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, TicToc, etc..);
  • ads para redes sociais;
  • Google (seo, ads, my business, analytics, etc..)
  • linkbuilding
  • construção de sites (html, css, php, javascript, wordpress, joomla…)
  • otimização de sites (código, onpage)
  • copywriting, escrita e criação de conteúdo
  • fotografia e vídeo
  • edição de imagem, photoshop..
  • email marketing
  • mobile marketing
  • youtube marketing

Vou terminar a lista por aqui, mas poderia continuar. Sabe quantas horas de formação e experiência são necessárias para dominar, por exemplo, o Youtube?! Ainda assim, facilmente irá encontrar na net, artigos com títulos como “18 áreas essenciais do marketing digital”, o que confirma o que acabei de escrever!


Ora, acha então que um único ser humano no planeta poderá, sozinho, dominar todas estas áreas e garantir aos seus clientes o retorno dos investimentos? Colocaria o seu coração nas mãos de um “especialista em medicina”? Ou iria preferir consultar cardiologista conceituado?


Eu creio que sei a sua resposta!

 

Então, diga-me agora: o que espera aprender num “curso de marketing digital” de uma dúzia e meia horas? Nota: eu coloquei “curso de marketing digital” entre aspas, de propósito! Acredita que os clientes Webfarus obtêm retornos do seu investimento, alguns, na ordem dos 400%, apenas a partir do trabalho de uma pessoa que frequentou um curso de 10 dias ou um workshop online 3 horas e meia?


Tudo tem o seu tempo de aprendizagem. Mas, depois, ainda fica a faltar a experiência! É lógico que há cursos conceituados ministrados por professores competentes. No entanto, hoje-em-dia e na maior parte dos casos, “Curso de Marketing Digital” não é mais do que um nome que está na moda, que vende !

3. Serei capaz de planear e executar com sucesso campanhas de marketing digital?

Se leu o artigo todo até aqui, tenho a certeza de que já sabe responder a esta questão!

 

A Webfarus é composta por uma equipa de profissionais formados e competentes nas suas respetivas áreas de atuação, que trabalham segundo uma estratégia definida de acordo com os recursos disponíveis e objetivos estipulados.
luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador da Webfarus.
É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

3 artigos do seu interesse