Não sabe como definir um orçamento de marketing digital? Nós explicamos!

Afinal, de que lhe adianta planear estratégias fantásticas para conquistar mais clientes na Internet se não tiver budget disponível? É por isso que um orçamento de marketing digital é fundamental para definir e conduzir ações que usem com mestria as verbas da sua empresa.

Um custo a curto prazo? O marketing digital não é nada disso! É uma área de investimento com retorno, que vai garantir à sua empresa um aumento da notoriedade, reputação e credibilidade a médio e longo prazo. Um aumento que se traduzirá em maior – bem maior! – competitividade e rentabilidade. Então, quanto deve investir? Bom, não há um valor ideal a distribuir entre branding, marketing de conteúdo, SEO, gestão de redes sociais, publicidade e email marketing, entre outras estratégias na Internet, pelo que o ideal é ler este artigo para perceber como definir um orçamento de marketing digital, combinado?

Qual é a importância de um orçamento de marketing digital?

Assegurar que o dinheiro da sua empresa é bem empregue, em estratégias com grande retorno e não em ações que possam causar prejuízo. Basicamente é essa a importância de um orçamento de marketing digital. Mas o orçamento serve também para garantir uma boa gestão financeira que indique onde, quando e de que forma é que o dinheiro está a ser aplicado, ajudando a regular gastos, a evitar ações sem perspetiva, a otimizar estratégias e, em consequência, a aumentar a rentabilidade da sua empresa.

Como definir um orçamento de marketing digital?

Já está convencido de que tem mesmo de estabelecer um orçamento de marketing digital para a sua empresa? Nem poderia ser de outra forma! Esta é uma área que gera bastantes resultados e que para crescer, merece todos os tostões que conseguir arrecadar. Precisamente por isso, vamos dar-lhe um passo a passo para definir um orçamento de marketing digital viável e eficaz.

1. Estabeleça objetivos

Melhorar a notoriedade e credibilidade? Ganhar tráfego para o site? Gerar mais leads? Duplicar as conversões? Subir a base de clientes em 30%? Aumentar em 25% as vendas da sua loja online? Independentemente das metas, o importante é ter os seus objetivos de marketing bem definidos, de modo a conseguir criar um plano de ação com os canais e estratégias mais adequadas para os atingir.

Sentindo dificuldade em estabelecer objetivos, estude o histórico de vendas e use essas informações para desenhar metas.

Dica de ouro!

Siga a regra do 70, 20, 10: gaste 70% do budget de marketing digital em canais que já tiveram bons resultados, 20% em canais com potencial e 10% em canais de maior risco que podem vir a revelar-se uma surpresa!

 

2. Determine métricas

Definidos os objetivos é hora de quantificar a eficácia das ações de marketing e para isso, tem de selecionar algumas métricas, como CAC (custo de aquisição de clientes), brand awareness (consciência de marca) e claro, ROI (Retorno sobre o Investimento), que permite auferir de forma rápida e eficaz, o retorno de cada ação.

Dica de ouro!

Para calcular o ROI, subtraia o valor dos ganhos obtidos através do marketing digital pelo valor investido e depois divida o resultado pelo mesmo valor investido. Por fim, como o ROI é representado em percentagem, no final da conta, multiplique o valor por 100.

A fórmula é a seguinte:

ROI = (valor ganho – investimento) / investimento

3. Divida em categorias

Agora que tem os seus objetivos definidos e as métricas bem determinadas, é hora de escolher as ações e estratégias, dividindo o orçamento em categorias com cotações. Por exemplo, pode investir X em branding, Y em marketing de conteúdo, W em campanhas publicitárias, email marketing, redes sociais, etc.

Dica de ouro!

É bom considerar sempre uma margem de segurança de 10 a 15% a mais nos valores alocados a cada categoria.

4. Distribua o budget

Depois, deve distribuir o seu budget de marketing digital, dando maior ênfase aos canais e estratégias que funcionam melhor com seu público-alvo.

Uma excelente forma de descobrir quanto dinheiro pode investir em estratégias de marketing digital, é descobrindo primeiro a margem de cada produto ou serviço, para depois estimar a receita média por venda realizada. Em alternativa, pode usar a média de gastos para entregar ao cliente o que lhe foi prometido, somando todos os valores no processo (exceto as verbas de marketing!) e dividindo pela quantidade de vendas. Assim, consegue chegar ao valor de margem que a sua empresa recebe por venda e depois é só perceber que parte desse valor pode ser investido em estratégias de marketing digital.

Dica de ouro!

Neste ponto há uma regra muito simples: se quer aumentar as vendas da sua empresa, precisa de investir mais dinheiro em ações de marketing. Se entende que já vende o suficiente, deve apenas manter o valor que tem investido.

5. Defina o orçamento de marketing digital

De seguida cruze as informações anteriores para definir o orçamento de marketing digital da sua empresa. É simples! Basta multiplicar a quantidade de vendas que deseja para esse período, pelo valor que pode investir em cada venda. O resultado, grosso modo, é o seu orçamento para marketing digital.

Dica de ouro!

Para garantir a viabilidade da sua proposta, convém analisá-la em conjunto com a área financeira que tem em sua posse toda a informação sobre despesas com outros setores da empresa.

6. Crie um cronograma de investimento

O seu orçamento de marketing digital recebeu luz verde? Ótimo, agora crie um cronograma de investimento e retorno para ficar com uma visão abrangente e integrada sobre quando, onde e como vai realizar as ações definidas, quanto vai investir em cada uma delas e qual o retorno esperado por cada investimento.

Dica de ouro!

Caso tenha dificuldade em prever o valor de cada ação de marketing, use uma verba diária equivalente a 50% do ticket médio do seu produto ou serviço (valor médio gasto pelos seus clientes).

7. Monitorize

Ainda há mais uma etapa? Claro! O trabalho não termina quando define um budget para o marketing digital da sua empresa! Também é necessário fazer a monitorização do orçamento diariamente, ao longo do tempo, para perceber se distribuiu bem as verbas ou se é necessário fazer algum ajuste para não falhar nenhum objetivo.

Dica de ouro!

Contratar uma empresa de marketing digital como a Webfarus, com larga experiência na definição e monitorização de orçamentos de marketing digital para empresas de diversos setores de atividade. Contacte-nos!

marketing digital para dentistas

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse