Blog

O que é o SPAM

E como Resolver

SPAM é o nome dado às mensagens indesejadas que chegam por e-mail, redes sociais ou áreas de comentários de blogs e sites. Por outras palavras, SPAM é toda e qualquer mensagem enviada para vários destinatários, que o recebem sem desejar. Ou seja, nós não pedimos para receber esse tipo de mensagem, não mostrámos interesse, mas mesmo assim ela chega até nós.

 

Na maioria das vezes o envio de SPAM tem uma finalidade comercial para tentar que o usuário compre o seu produto ou serviço. Mas também existem casos em que o envio de SPAM tem como objetivo aceder aos nossos dados através de vírus.

 

O e-mail é uma das plataformas mais usadas pelos criminosos. É através do email que muitos anunciam um produto novo ou mais barato, levando a que as pessoas cliquem nos links. Também enviam arquivos com links que contêm vírus que por sua vez irão roubar as nossas informações confidenciais.

 

Também recebemos muito spam através dos comentários do nosso site.

 

Receber uma mensagem destas é muito frequente no mundo virtual, mas podemos tomar algumas precauções para evitar ao máximo o seu recebimento.

E quais são os problemas que o SPAM causa?

Este tipo de mensagens pode causar diversos problemas para quem as recebe.


Primeiramente, está a encher a caixa de entrada do utilizador com mensagens que ele não solicitou, acabando por ficar com um menor espaço de memória desnecessariamente.


Pode implicar gastos para a pessoa ou empresa, pois se for uma constante terão de gastar dinheiro em tráfego de dados ou segurança.


Um dos maiores problemas são os links que muitas mensagens SPAM contêm. Alguns desses links têm vírus ou direcionam o utilizador para sites maliciosos.


Com o recebimento de mensagens SPAM acontece com grande frequência o filtro que barra este tipo de mensagens classificar uma mensagem normal e fidedigna como SPAM, por engano. Isto causa um enorme transtorno para o utilizador ou empresa pois não recebemos certos emails importantes porque estes foram parar à caixa de SPAM imediatamente. Muitos emails podem passar despercebidos porque foram imediatamente para a caixa de SPAM.

SPAM em sites do WordPress

O spam pode criar problemas para muitas marcas com sites desenvolvidos no WordPress e pode inclusive prejudicar a imagem da marca.


Mas saiba que pode configurar as definições do WordPress e instalar plugins anti-spam.


Poderá configurar o site para não deixar que insiram comentários ou apenas limitá-los à sua maneira.


Outra hipótese será instalar plugins anti-spam que irão entrar em ação para evitar este tipo de mensagens indesejadas.

Formas de impedir o SPAM no seu site WordPress

  • Desativar os comentários do seu site. Caso não precise de comentários na sua página, esta é uma forma eficaz de impedir spam. Ao desmarcar os comentários não poderão enviar-lhe mensagens indesejadas por este meio.
  • Desativar apenas comentários anónimos. Se os comentários pedirem ao visitante o nome, email e outros dados, será mais difícil que “bots” deixem comentários automáticos.
  • Moderar e filtrar os Comentários. Desta forma será o usuário a filtrar os comentários e a aceitar apenas os que não são spam. Apenas permitir comentários de utilizadores que tenham feito login. Se preferir que apenas sejam permitidos comentários de pessoas que tenham feito previamente login na sua página, só estes utilizadores poderão ter acesso a esta funcionalidade impedindo assim a entrada de spammers.
  • Utilizar a lista negra do site. Aqui poderá criar uma lista com palavras que são frequentemente usadas por spammers. Assim, ao inserir as palavras negativas que não deseja ter no seu site, quando receber um comentário que tenha alguma dessas palavras será automaticamente excluído para o lixo.
  • Reduzir ou Bloquear Links. Já anteriormente falámos que os comentários de spam têm muitas vezes links. Para evitar este tipo de mensagens pode banir comentários com links ou reduzir o número de links por cada comentário. Esta é uma maneira de controlar o SPAM que é enviado muitas vezes em forma de link.
  • Desativar Comentários apenas para determinados posts. Se quiser desativar comentários no seu site WordPress depois de já ter publicado posts e se quiser retirar comentários em determinado post saiba que pode fazê-lo. Desta forma pode manter os comentários para os restantes conteúdos mas desativar para um certo tema.

Impedir comentários de Spam com ajuda de um Plugin:

Se preferir uma forma mais eficaz de parar com o spam de comentários do WordPress pode instalar plugins que poderá gerir. Ou seja, pode manter os comentários no site mas impedir que os de spam sejam publicados.


  • Akismet. O Akismet é bastante popular e verifica os comentários do site para identificar se algum comentário é ou não um spam. O comentário considerado spam não é publicado. O administrador pode verificar o conteúdo e depois se quiser pode publicá-lo. Por hora, o Akismet identifica milhões de spams em sites WordPress a nível mundial. É um dos plugins mais escolhidos pelos utilizadores.
  • Disable Comments. Este é um plugin gratuito que lhe permite desativar globalmente comentários para um tipo de post.
  • Titan Anti-spam & Security. Este antispam oculta o spam do seu site e além disso pode detetar malware, URLs inválidos, backdoors e spam de SEO.
  • Captcha. Este é um plugin bastante conhecido e é muito frequente encontrá-lo em diferentes sites. De certeza que já lhe apareceu esta mensagem a pedir-lhe por exemplo para selecionar os quadrados com imagens que contenham um carro ou um semáforo. É de fácil resolução para humanos, mas até os melhores “bots” não são capazes de processar. Quando não completam o teste são bloqueados. Esta é uma forma de provar que o usuário é um ser humano. Cada vez mais sites utilizam captcha. Depois de escolher as imagens certas tem de selecionar ‘” Eu não sou um robô’”.
  • WPBruiser. Utiliza algoritmos para detetar comentários de spam e não necessita de imagens Captcha ou qualquer tipo de deteção humana. É uma vantagem pois os utilizadores não gostam de perder tempo a resolver os mini-testes Captcha.
  • Antispam Bee. Este plugin bloqueia comentários de spam e trackbacks de forma eficaz, sem necessidade de incluir captchas e sem enviar informações pessoais a serviços de terceiros. Após serem identificados, os comentários de spam são direcionados para uma lista de spam onde podem ser eliminados. Apenas os comentários fidedignos são aceites.
  • WordPress Zero Spam. Este plugin utiliza a IA e técnicas de deteção de spam e bancos de dados de IPs spammers já conhecidos mundialmente para identificar e bloquear intrusos. Esta ferramenta também não precisa de captcha, o que é bom para os visitantes da página.
  • All In One WP Security & Firewall. É um plugin grátis e bastante completo. Tudo o que seja proteção contra spam no seu site WordPress poderá ser encontrado neste puglin. É considerado um dos melhores.
  • Disqus. Este plugin é bastante completo e escolhido por muitos profissionais do mundo digital para proteger os seus sites e blogs. Não só permite interações, mas também a análise e moderação de comentários. O que diferencia o Disqus é que ele tem um filtro automático de spam, o que facilita muito a triagem.
  • Yoast Comment Hacks. Esta opção permite uma gestão de comentários muito mais facilitada. Podemos adicionar configurações como, por exemplo: desativar comentários abaixo e acima de uma determinada extensão, redirecionar comentários para uma página de agradecimento e apagar os e-mails de notificação de comentários. É uma alternativa bastante completa.
  • wpDiscuz. É um dos plugins mais aconselhados para o seu blog ou site WordPress e um dos mais rápidos. Os comentários são armazenados no banco de dados do seu site para serem mantidos em segurança. Pode integrá-lo com outros plugins.
  • Super Socializer. É um plugin “faz-tudo” que atende a todas as necessidades sociais do seu site. Adiciona comentários sociais ao site para que as pessoas possam comentar enquanto usam as suas contas das redes sociais.

WAF- O que é?

É um plugin ou filtro que pode ajudar a reduzir drasticamente a quantidade de spam que o site WordPress recebe. Um WAF, ou Web Application Firewall, funciona como uma barreira que bloqueia e protege o seu servidor contra-ataques de Hackers, Spammers, DDoS, Injeções SQL e muito outros tipos de ataques informáticos. O sistema de regras oferece a possibilidade de definir modelos de segurança e pode detetar e proteger de problemas de segurança específicos do servidor web.

SPAM no email

Esta prática está associada muitas vezes a plataformas especializadas que enviam para listas de endereços sem permissão de envio. Também pode acontecer um computador estar infetado com um vírus que se apodera dos endereços e envia mensagens infetadas para esses contatos. O mais frequente são empresas que desejam divulgar os seus produtos e serviços, em forma de publicidade, e enviarem essa mensagem para o maior número possível de destinatários. Normalmente este envio é feito sem qualquer tipo de segmentação específica e claro, sem autorização. Infelizmente é uma situação bastante frequente no mundo virtual.

O meu sistema de email filtra o SPAM?

Muitos dos serviços gratuitos de webmail possuem filtros anti-spam que atuam imediatamente ao avaliar quem está a enviar a mensagem e filtrando-a para a caixa de spam. Mesmo assim, não é o suficiente para bloquear todos os spammers.

Dispositivos com “bots” conseguem contornar estes filtros e manter-se anónimos.

E o que devo fazer para evitar o SPAM no email?

  • Ao receber uma mensagem indesejada classifique-a sempre como spam.
  • Insira endereços de remetentes seguros e em que confia, para que não sejam excluídos da sua caixa de entrada e enviados para a caixa spam.
  • Não abra mensagens de remetentes desconhecidos ou que pareçam suspeitos.
  • Não abra conteúdos que parecem duvidosos como aquela pulseira de uma grande marca, mas que está com uma promoção gigante, ou uma suposta novidade ou u produto milagroso que nunca ouviu falar, etc. Tudo o que aparente ser falso não abra.
  • Cuidado com os títulos estranhos, mesmo que seja um email vindo de um familiar ou amigo. Não se esqueça que os computadores ou telemóveis deles podem estar infetados e enviar automaticamente este género de emails. Verifique sempre se o título não tem erros ou traduções incorretas e incompletas. Caso continue com dúvidas pergunte por outra via se a pessoa lhe enviou mesmo esse email. É comum o utilizador receber uma mensagem estranha de um amigo, mas clicar no conteúdo por confiar na pessoa.
  • Não partilhe o seu email em todo o lado. Se não tiverem acesso ao seu email não poderão enviar-lhe spam. Partilhe apenas com pessoas e empresas que confie.
  • Não divulgue as suas informações pessoais publicamente. Ao divulgar os seus contatos online, os bots criados por spammers podem capturar facilmente os seus dados. Divulgue os dados de forma privada.
  • Proteja-se nas redes sociais. Evite que os seus dados pessoais estejam facilmente expostos nas redes sociais. Estas já possuem mecanismos de segurança que deverá utilizar para se proteger. Consulte a segurança e privacidade das contas de Facebook, Instagram e outros.
  • Mantenha o seu antivírus sempre atualizado. Deve manter sempre o seu telemóvel, computador ou tablet bem protegido, utilizando um bom antivírus. Não se esqueça de o atualizar.
  • Evite sites suspeitos. Existem sites com conteúdos que devemos evitar pois são fáceis maneiras de nos expormos perante spammers. Pesquise apenas por sites que sejam de confiança.
  • Não se registe em qualquer site. Muitos sites pedem que coloque o seu email para enviarem informações. Faça-o apenas quando for mesmo necessário. Verifique também a política de privacidade dos sites onde se regista para ter a certeza das condições e do site onde está a registar-se. Muitos sites aproveitam-se do seu registo para enviarem emails que não autorizou.
  • Nunca clique no site mencionado na mensagem SPAM. Evite sites que contenham esta prática e não clique em links com SPAM, pois estará a contribuir para que esses sites continuem a enviar mensagens do género.
  • Utilize um endereço de email secundário. Em situações onde seja mesmo necessário colocar o seu email a melhor opção é utilizar um endereço de e-mail descartável, e não o seu endereço de e-mail principal. Pode criar um email secundário só para estas situações para que impeça muitas situações incómodas ao ter a sua caixa do email principal invadida com emails spam.

É difícil afirmar que poderemos terminar com o SPAM pois as características desta prática fazem com que seja cada vez mais difícil controlar este tipo de ameaça virtual.

No entanto muitas vezes a receção de SPAM acontece por descuido da parte do utilizador, seja por que clicou no link desconhecido ou porque baixou um conteúdo malicioso. Se estiver informado e souber o que fazer para evitar o recebimento de emails deste género pode prevenir que tenha a sua caixa de emails e o seu site poluídos com spam. 

SPAM ou Email Marketing: As Diferenças

Há enormes diferenças entre email marketing e spam. E a principal está na permissão do endereço de email da pessoa a quem se destina a mensagem. 

 

Um spammer envia uma grande quantidade de emails para pessoas que não consentiram nem previam este envio.

 

No email marketing as pessoas concordaram e autorizaram previamente o recebimento dessas mensagens.

 

E mesmo que tenha a permissão de enviar emails para determinada pessoa, mas a mensagem que enviou não tem o conteúdo que esta concordou em receber, o seu email pode ainda ser considerado spam. Assim, mesmo que tenha uma marca e queira divulgar o seu produto ou serviço e não tenha a intenção de roubar dados, tem de obter a autorização prévia do destinatário para a sua mensagem não correr o risco de ser considerada spam e ser denunciada ou apagada. 

 

Para uma boa estratégia de email marketing é importante saber que ninguém gosta de ter a caixa cheia de emails indesejados. Portanto, segmente bem os seus destinatários e planeie uma estratégia de marketing eficiente que atinja o seu público-alvo.