A Importância do Marketing Digital​

O Marketing Digital não é mais do que o uso de canais digitais para “fazer marketing”.

Mas o Marketing não é apenas publicidade, engloba muito mais… É estratégia, é planeamento, é implementação, é acompanhamento e é análise. Sempre com vista a entregar VALOR ao cliente e retorno financeiro à Marca!

Marketing é uma guerra mental. São as ideias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá ou não sucesso

Al Ries

1. A Estratégia

A busca por estratégias de marketing digital que tragam bons resultados é um dos investimentos mais importantes de uma empresa. Pois afinal, por meio de projetos e ações bem executados, o negócio irá mesmo atrair a atenção do público e conquistar mais clientes e vendas.

 

Não adianta investir forte no Instagram, se o seu público usa apenas o Facebook. Este é apenas um exemplo que mostra que é preciso marcar presença onde o cliente está e não investir de forma errada.

 

A Estratégia de Marketing é tudo e passa por:

  1. Definir o(s) objetivo(s)
  2. Conhecer e selecionar o público-alvo
  3. Definir o tom e o estilo da comunicação
  4. Identificar canais e ferramentas
  5. Integração entre os canais e/ou ferramentas
  6. Canais abertos para receber feedback
  7. Estudar a concorrência
  8. Definir tarefas e metas
  9. Atualizar o cronograma
  10. Vigiar e avaliar

2. O Planeamento

Para se saber o melhor caminho a seguir, é preciso saber antes de tudo, onde se quer chegar. De facto, as estratégias precisam de tempo até apresentarem resultados. Tendo isso em mente, deve-se analisa a situação atual (problemas, oportunidades, ameaças), estabeleçer objetivos, métricas para avaliar e desenhar o caminho para alcançá-los nos próximos 12 meses.

 

Para criar um plano estratégico de marketing digital é preciso que os objetivos sejam baseados em dados concretos e, principalmente, com metas viáveis. Será através dessas estratégias que a marca será conhecida.

 

3. Implementação da Estratégia

O primeiro passo para se iniciar um plano de marketing é ver o negócio de fora. Fazer uma análise do que já foi realizado ou do que precisa ser feito. É, pode parece óbvio, no entanto, nem todos os líderes têm o hábito ou a disponibilidade de visualizar corretamente o lugar onde a empresa se encontra, onde quer chegar com ela e o que é necessário para isso.

 

Depois do plano de marketing analisado e pronto, é o momento de colocá-lo em prática e, principalmente, vigia-lo para ter certeza que ele terá o desempenho esperado.

 

Há atualmente no mercado ferramentas que permitem avaliar se o plano está sendo executado de forma eficiente e, assim, ter uma visão completa no acompanhamento de seus projetos.

 

4. O Acompanhamento

É fundamental para que a estratégia de marketing obtenha os resultados esperados.

 

De nada irá adiantar focar os esforços numa campanha com relevância e qualidade, mas não acompanhar o seu desempenho. Os dados/informações informações produzidas por esse acompanhamento irão contribuir – e muito – para os ajustes da estratégia, a produção dos próximos conteúdos, o estreitamento do relacionamento com o cliente e o próprio alcance dos objetivos da empresa em relação à campanha de marketing.

 

5. A Análise

Para saber se as estratégias de marketing digital estão produzindo os resultados esperados e o que deve ser ajustado, é necessário acompanhar a execução. Portanto, deve-se analisar os relatórios de visitas, conversões e todas as estatísticas estabelecidas.

 

Na estratégia, só somos vencidos se não acompanharmos e procurarmos crescer com a experiência.

 

6. Caso de Sucesso

O cliente: a Activa System é uma empresa que oferece soluções personalizadas de segurança e video-vigilância a empresas e particulares com objetivos para o mercado nacional.

 

O problema: o principal problema da Activa System era divulgar e vender o produto e os serviços, tendo como concorrência os gigantes internacionais a operar em Portugal. Promover e solidificar a marca e aumentar as vendas eram os seus objetivos principais.

 

O que foi feito: foi desenvolvida uma estratégia específica para o Activa System, onde se procurou a satisfação dos requisitos e garantir os resultados. Criou-se uma campanha Google Ads e Facebook Pixel com Re-Marketing, com auxílio de publicações nas redes sociais, criação de landing pages para os produtos, produção de conteúdo exclusivo para o Blog, desenvolvimento de e-commerce e criação de identidade visual.

 

O Resultado: com 100€ de investimento, o site cresceu de algumas dezenas de visitantes por semana, para um milhar e meio de potenciais clientes; teve 46 leads e mais de mil oportunidades de negócio em 8 dias. Agora, a montra da Activa System em Faro, no Algarve, é para o MUNDO!

 

Consulte ainda

O que se faz em Marketing Digital e Tudo Sobre o Google Adwords

luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador da Webfarus.
É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

3 artigos do seu interesse