Stories​

O formato de conteúdo do momento

Snapchat trouxe para o mercado o conceito de “Stories”. Depois disso o Instagram adotou este formato e a seguir o Facebook seguiu os seus passos. Finalmente também o WhatsApp adotou este tipo de post.

 

 

Este tipo de conteúdo que pode ser criado em imagem ou vídeo fica no ar 24 horas. Um dos motivos pelo qual ele é muito utilizado é pelo seu “tempo de vida”. Um story dura aquele tempo e depois desaparece.

 

Outra vantagem é a privacidade. Se alguém nos responder ao story, só nós é que conseguimos ver, ou seja através de uma mensagem direta para nós.

 

 

Também existem os stories para amigos chegados, que aparecem com um círculo verde. Estes stories são para um público mais restrito e não para todos os nossos seguidores. Somos nós que escolhemos quem os vê. E até nos stories para os seguidores em geral temos a possibilidade de ocultar o story para x pessoas, o que nos dá liberdade para escolher quem os vê.

 

 

Os stories são importantes num negócio?

Sim, tal como outros métodos e formatos, os stories também pode ajudar o negócio a crescer. Os stories têm bastante sucesso e servem para partilhar um conteúdo mais descontraído. Muitas empresas adotam este tipo de conteúdo para mostrar o “backstage” da empresa. Se eu mostrar os bastidores da minha empresa vou criar uma maior proximidade com os meus seguidores e por conseguinte vou ter uma maior empatia com eles.

 

Podemos utilizar os stories para dicas, mostrar a rotina da empresa, partilhar um post que publicámos no feed, falar de algo importante de uma forma mais leve e informal, mostrar os produtos da minha empresa, entre outros.

 

Dada a maior proximidade entre os seguidores e a empresa, através da possibilidade de responder aos stories através da mensagem direta, esta é uma boa forma para angariar clientes, mantê-los informados e gerar reações. Muitas pessoas gostam deste tipo de formato e elogiam os nossos stories, respondem, dão opiniões, e até podem solicitar os nossos serviços.

 

 

Não se esqueça de manter a audiência, publicando frequentemente stories. Não precisa de uma grande quantidade de stories por dia, mas sim de manter o ritmo diariamente para conseguir prender a atenção do público-alvo.

 

 

E você? É fã deste formato?

marketing digital para dentistas

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.