Tendências de marketing digital no Algarve para 2022

A máquina não para! O Algarve ainda sofre com a ausência de turistas nacionais e estrangeiros, mas a pandemia não trouxe apenas dissabores a este setor e a todos os outros setores com diferentes tipos de empresas estabelecidas no sul do país. Trouxe também um grande avanço a nível de novas tecnologias e alterações importantes no que toca a comportamentos de consumo, que podem e devem ser aproveitadas para responder às expetativas dos consumidores modernos e expandir um negócio. Portanto, fique de olho nestas tendências de marketing digital no Algarve para 2022!

1. Tendências marketing digital no Algarve | Website

É através do site que pode alavancar as vendas da sua empresa! Por isso, antes de pensar ou repensar a sua estratégia de marketing digital para 2022, esteja ela ligada ao turismo no Algarve ou a qualquer outro setor de atuação, é fundamental ter um site operacional 24 sobre 24 horas, para transcender fronteiras geográficas e alcançar mais potenciais clientes, aos quais seria difícil (senão impossível) chegar com estratégias de marketing offline. Porém, não basta marcar presença na Internet, hoje é fundamental oferecer uma boa experiência de utilização através de um site que tenha…

  • Conteúdo relevante e bem organizado, de modo que os utilizadores encontrem rapidamente a informação que procuram.
  • Clareza e consistência, com uma estrutura de navegação transparente de forma que nem o visitante mais distraído se possa sentir perdido ou baralhado!
  • Descrições precisas e galerias de imagens sobre os seus produtos ou serviços.
  • Fotografias e imagens de qualidade, de preferência imagens próprias e com relação direta com o conteúdo.
  • CTAs ou chamadas para a ação atraentes e bem visíveis, para indicar aos visitantes qual o próximo passo.
  • Formulários de contacto objetivos, que peçam apenas as informações necessárias para a conversão.
  • Botões de partilha para redes sociais, de forma que os visitantes possam partilhar os conteúdos com os amigos.
  • Layout moderno, simples e funcional, que seja atraente para o seu público-alvo e que permita uma experiência de leitura mais agradável.
  • Rapidez, com todas as páginas otimizadas para abrirem quase que instantaneamente e assim, não correr o risco de perder um único cliente para a concorrência!
  • Design responsivo, adequado automaticamente a todos os tamanhos de ecrãs dos equipamentos que os utilizadores possam estar a usar para aceder à Internet.
Leia no nosso blog o artigo 11 Características de Um Bom Website
 

2. Tendências marketing digital no Algarve | Marketing de conteúdo

Mais oportunidades de negócio em 2022? Só com mais estratégias de marketing de conteúdo, capazes de encetar uma comunicação direta, eficiente e duradora com o seu público-alvo, que acabe por gerar novas vendas e garantir a relevância da sua marca. Mas atenção a estas tendências a nível de marketing de conteúdo, potenciadas por sucessivos confinamentos durante a pandemia Covid-19!

  • Mensagens iguais para todos os clientes? Nem pensar! Este ano deve apostar na produção de conteúdo personalizado, seja no site, blog, landing pages, redes sociais, newsletters ou email marketing. Desta forma não perde tempo nem dinheiro a investir num relacionamento que não se vai traduzir numa intensão de compra!
  • Conteúdo mais aprofundados? Boa ideia! Tudo indica que conteúdos baseados em dados e análises estarão em alta, já que agora os consumidores, quando fazem pesquisas na Internet, gostam de aprofundar os temas para validar as suas escolhas. Para mais, conteúdos com dados concretos provam, à partida, que o seu produto ou serviço entrega resultados!
  • Inovação? Sempre! E este ano, as experiências de realidade virtual e aumentada para conduzir os utilizadores ao longo do funil de vendas, de forma divertida, serão um must have nas estratégias de marketing digital!
  • Por o seu público a escrever por si? E porque não? Um comentário, uma avaliação, uma pergunta ou qualquer outro tipo de conteúdo gerado pelo utilizador, pode melhorar as classificações da sua empresa nos resultados de pesquisa, gerar interações e dar mais reputação à marca.
  • Investir em digital influencers? Se tiver budget disponível, por favor! Os digital influencers, mais especificamente os micro influenciadores que apelam a pequenos nichos de mercado, continuam a ser uma aposta certeira, desde que com um perfil ajustado à sua persona e área de atuação, claro!
  • Conteúdo em vídeo? É claro que sim! Do YouTube ao TikTok, passando pelo Facebok e Instagram, os vídeos são o formato preferido dos utilizadores. Mas por favor, publique vídeos mais curtos e lives em direto que espelhem a sua marca e promovam com precisão os seus produtos ou serviços.
Saiba mais sobre este tópico e leia Marketing de Conteúdo – O que é?

3. Tendências marketing digital no Algarve | Estratégias SEO

Pouco importa a produção de conteúdos relevantes, sem otimização SEO para motores de busca. E sabe porquê? Porque ninguém os vai ler! Por isso, em 2022 agarre-se às estratégias SEO, mas tendo em conta que os algoritmos do Google estão cada vez mais inteligentes e penalizam conteúdos focados apenas em fatores de ranqueamento, e não na experiência do utilizador.

 

Leia no nosso blog sobre A Importância de Um Site Otimizado

 

 

4. Tendências marketing digital no Algarve | Social commerce

Outra dica! Sabe como aumentar as interações em redes sociais, neste ano de 2022? Construir relacionamentos duradouros e fazer com que a venda seja somente uma consequência? Através do chamado social commerce! As redes sociais não servem apenas para trocar mensagens com os amigos! Os utilizadores gostam cada vez mais de seguir as suas marcas preferidas, descobrir novos produtos e serviços e até comprar ali mesmo. Por isso, ponha um pouco de lado a abordagem hard selling e fomente relacionamentos (e vendas) nas redes sociais com social commerce, através de uma loja no Facebook ou produtos marcados no Instagram, por exemplo!

 

Veja ao vivo, a nossa loja online de demonstração

 

 

5. Tendências marketing digital no Algarve | Chatbot

A adoção de um chatbot vai colocar a sua empresa muito à frente da concorrência. Independentemente da sua área de atuação, ferramentas de Inteligência Artificial e reconhecimento de voz são preciosas para responder de forma correta e cómoda – e em tempo real! – às dúvidas dos utilizadores e guiá-los ao longo do funil de vendas.

 

 

6. Tendências marketing digital no Algarve | Google Ads

É verdade que se reformular o seu site, apostar em marketing de conteúdo e estratégias SEO, praticamente nem precisa de investir em anúncios pagos, mas havendo budget disponível, aconselho-o a fazê-lo, porque os links patrocinados geram resultados mais imediatos. Porém, sempre com um investimento bem planeado, com campanhas altamente segmentadas, palavras-chave relevantes para o seu negócio e, claro, acompanhando diariamente a performance dos anúncios.

 

Saiba mais sobre esta poderosa ferramenta – O Google Ads

Quer desenvolver o seu negócio, adotando algumas das tendências de marketing digital que vão bombar no Algarve? Contacte a Webfarus!
luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse

É Dentista?

Então clique aqui e leia isto!