Está na hora de reformular o site? Faça o teste!

“Entre! Temos exatamente o que procura!” Era isto o que o seu site gostava de dizer a todos os visitantes… e o que todos os visitantes gostavam de ouvir! Se não fala, é bem provável que esteja na hora de reformular o site para aumentar a visibilidade online e abrir portas a mais clientes.

Ainda tem algumas reservas? O site atual até está engraçado e talvez não seja preciso abrir os cordões à bolsa para transformá-lo numa plataforma de marketing digital capaz de gerar excelentes resultados? Faça o teste já a seguir! Conheça os principais sinais que mostram que está na hora de renovar o site da sua empresa… e deixe de perder oportunidades!

Faça o teste e veja se está na hora de reformular o site da sua empresa!

É só responder a 7 perguntas para perceber se tem de melhorar a presença online, renovando o site de modo a obter resultados que se traduzam em mais oportunidades, mais clientes, mais vendas e mais lucro.

1. O site não é alterado há mais de 3 anos?

Não?! Então, muito provavelmente já não está apelativo para os seus clientes, isso porque o avanço nas novas tecnologias e as contantes mudanças a nível de hábitos consumo, têm de se refletir no seu site para que este continue a atrair utilizadores.

2. O site não tem um layout moderno?

Se não reformular o site de tempos a tempos, não consegue acompanhar as tendências de web design e apresentar um layout moderno, limpo e apelativo, capaz de refletir a identidade da sua empresa, atrair os visitantes e retê-los durante mais tempo.

3. O site não tem um design exclusivo?

Resolveu criar um site gratuito? Agora sofre as consequências! Um template usado por vários tipos de empresas diferentes defrauda as expectativas dos utilizadores modernos e é por isso que deve considerar a criação de um site profissional com design exclusivo, que agregue valor à sua marca e a diferencie da concorrência.

4. O site não é responsivo?

Ui! Não está à espera de que os visitantes do seu site, que usam o smartphone para aceder à Internet (a maioria!), façam zoom para conseguir ler os conteúdos, pois não? Efetivamente, tem de reformular o site e investir num design responsivo que se adapte automaticamente a todos os tamanhos de ecrãs, de smartphones a desktops!

5. O site não carrega rapidamente?

Outro grande erro! Os utilizadores estão sempre com pressa e como tal, se o seu site não carregar em menos de 3 segundos, ficam mal impressionados, desistem e acabam por procurar resposta na concorrência.

6. O site não tem conteúdos relevantes?

Da home page à página de produto, do “sobre nós” ao blog institucional, o seu site tem de apresentar conteúdos informativos relevantes para o seu público-alvo de forma a esclarecer todas as questões e apresentar soluções capazes de transformar os leads em clientes.

7. O site não está otimizado com SEO?

O site da sua empresa não tem visibilidade nos resultados de pesquisa do Google? É porque não está a otimizar os conteúdos com estratégias SEO para motores de busca! Todos os conteúdos, incluindo imagens e vídeos, devem estar preparados para serem ranqueados pelo algoritmo do Google, e apresentados aos utilizadores que não conhecem a sua empresa, mas pesquisam usando termos relacionados com o negócio.

Agora diga-nos com franqueza: a quantas perguntas respondeu com um redondo “não”? Aí tem a resposta! O site da sua empresa está démodé, seja porque desconhece as novas tendências de web design, seja porque ignora a responsividade e velocidade de carregamento, seja porque tem adiado estratégias de marketing de conteúdo que incluam técnicas de otimização SEO.  

Como reformular o site da sua empresa?

Pedindo ajuda a uma agência especializada na criação de sites que possua uma equipa multifacetada com competências para criar…  

Um site responsivo

Porque com cada vez mais utilizadores a acederem à Internet através de smartphones e outros dispositivos móveis, é praticamente obrigatório criar um site responsivo ou mobile friendly, que adapte automaticamente os seus conteúdos aos tamanhos dos ecrãs dos equipamentos, para oferecer uma boa leitura.

Um site rápido

Porque os utilizadores são impacientes e obrigam a assegurar a rapidez de carregamento de um site, para mostrar profissionalismo e credibilidade e, claro, para não perder clientes para a concorrência.

Um site com layout simples

Porque designs confusos e com muitos elementos gráficos, distraem e cansam os visitantes e por isso deve-se reformular o site, investindo num layout simples: claro, consistente e de fácil navegação.

Um site organizado

Porque os utilizadores têm de encontrar rapidamente o que procuram, e um site organizado apresenta o seu conteúdo de forma hierárquica, dentro de uma estrutura organizada e bem desenhada: simples, clara, intuitiva e equilibrada!

Um site com conteúdos de qualidade

Porque não há outra forma de atrair os utilizadores senão com informações relevantes que estejam em conformidade com os interesses do seu público-alvo e que respondam aos seus “problemas”.

Um site otimizado com estratégias SEO

Porque sem estratégias SEO não se consegue garantir que as páginas do site apareçam nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google, e assim podem-se perder grandes hipóteses de divulgar a empresa a quem procura pelo seu tipo de produto ou serviço.

Um site diferenciado

Porque reformular o site implica a inserção de elementos distintivos que proporcionam diferenciação à sua empresa, seguindo os padrões da marca sem deixar de atender às novas tendências de web design.

Um site com funcionalidades específicas

Porque existem elementos-chave que o seu site deve possuir para proporcionar uma navegação intuitiva, cativar mais potenciais clientes e fidelizar os que já conquistou: CTAs (chamadas para a ação), formulários de contacto, chat de apoio ao cliente, mapa de localização, etc.

Um site monitorizado

Porque é preciso recolher e trabalhar informações sobre o comportamento dos visitantes para se conseguir emendar alguma estratégia de marketing digital que não esteja a alcançar os melhores resultados.
Se quer reformular o site, procure por uma agência com experiência na área que lhe garanta uma boa presença online, atendendo a todas as regras, características e funcionalidade que o seu site deve possuir para atrair determinado público-alvo. Uma agência como a Webfarus!
luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse