O que é pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é a prática de usar comandos de voz para pesquisar algo online sem necessitar de utilizar teclado. Smartphones, tablets, assistentes virtuais como SIRI, Alexa ou Google Assistant e navegadores como o Chrome são alguns dos mais utilizados para realizar pesquisas por voz.


Nos últimos anos tornou-se uma prática cada vez mais comum com o avançar da tecnologia e estima-se que metade das pesquisas sejam realizadas através da voz. Com esta funcionalidade não necessita de digitar e com a sua voz pode ter acesso rapidamente ao que procura.


A pesquisa por voz não é apenas útil para quem está com pressa ou a realizar alguma atividade como conduzir ou cozinhar. Também é uma ajuda para pessoas que não sabem ler ou escrever, crianças ou pessoas com algum tipo de deficiência. A pesquisa por voz torna-se uma ferramenta muito importante para estes utilizadores.

Como funciona?

A pesquisa por voz analisa e processa a nossa voz e transforma-a em texto. De seguida conecta-se ao mecanismo de pesquisa e fornece os resultados que correspondem ao que procuramos.

 

Basta o utilizador realizar uma pergunta ou mencionar uma palavra ou conjunto de palavras utilizando o microfone existente e o dispositivo irá procurar online os resultados. Claro que existem diversos algoritmos de reconhecimento de voz nesta tecnologia e temos de garantir que o que dizemos é bem interpretado pelo dispositivo.

Quais são as vantagens da pesquisa por voz?

Na pesquisa tradicional os utilizadores têm de digitar o que procuram. Se a pessoa estiver a conduzir ou até a caminhar com alguma pressa na rua não poderá digitar a sua pesquisa. Mas se utilizar a pesquisa por voz basta acionar o microfone e falar. A sua pesquisa aparecerá rapidamente e não necessitou de perder tempo a escrever. É bastante prático.

 

A pesquisa por voz também oferece respostas muito mais rápidas sem que os utilizadores precisem de clicar em sites diferentes para encontrar o que procuravam.

 

Outra vantagem, e muito importante para quem tem uma empresa, é o facto de a pesquisa por voz melhorar a imagem da marca. Isto acontece porque as pessoas vão utilizar a pesquisa por voz já a contar com respostas precisas, confiáveis e rápidas. O algoritmo avançado irá então apresentar os resultados mais precisos e que correspondam às nossas necessidades enquanto consumidor. Então, se um utilizador pesquisar sobre determinado tema em que a nossa empresa se insere, e visualizar nos resultados a nossa marca, vai automaticamente achar que é um resultado seguro e, portanto, uma empresa de confiança.

 

Assim, a empresa irá ficar mais visível para o seu público-alvo e irá gerar mais tráfego para o seu site.

 

Outra vantagem importante é que ao otimizarmos o nosso site para pesquisa por voz, será mais provável que o site seja reconhecido pelos mecanismos de pesquisa e por conseguinte melhorar a posição e classificação da nossa presença digital.

Como otimizar o seu site WordPress para pesquisa de voz?

– Utilize uma linguagem semelhante à de uma conversa.

A pesquisa por voz aproxima-se muito da linguagem utilizada pelos humanos, diariamente. Ou seja, utilize uma linguagem percetível e semelhante à usada no seu dia-dia. Normalmente as pesquisas por voz são em formato de pergunta: “Como saber…”, “Como fazer…”, “Quais são…” “Que…”, “Onde…”, etc.

 

Deve então descobrir quais são as palavras-chave mais utilizadas pelo seu público-alvo, quais são as perguntas que os clientes mais fazem e quais são as respostas com melhores resultados nos resultados de pesquisa.

 

– Adicione frases-chave no seu conteúdo

Com isto queremos dizer que deve saber quais são as palavras-chave mais utilizadas pelo seu público-alvo e o que este procurará quando pesquisar por um conteúdo como o seu. Se incluir essas frases-chave no seu conteúdo terá muito mais probabilidades de que o seu negócio apareça nos primeiros resultados.
Crie conteúdos respondendo às perguntas de seus clientes.


Numa pesquisa normal o cliente digita por exemplo “Restaurante perto de mim”, mas se for pesquisa por voz dirá “Qual o restaurante que está mais próximo de mim?”


As palavras-chave long tail têm na pesquisa por voz uma relevância maior e é preciso saber escolhê-las de acordo com o nosso negócio, a nossa área de atuação e o nosso público-alvo.


Estude quais são as palavras mais utilizadas quando os clientes falam sobre o seu negócio. Com essas palavras poderá criar conteúdo baseado nas respostas mais comuns.


– Otimize o seu conteúdo para snippets

Snippet ou posição zero do Google é a caixa de resultados que aparece antes de qualquer uma das páginas ao realizar uma pesquisa. Ou seja, um snippet em destaque é um resultado de pesquisa exibido no topo de todas as respostas.
Segundo o Google, este resultado representa a resposta ideal para a pesquisa que o utilizador realizou. Portanto é fundamental que faça um trabalho de pesquisa e saiba quais são as perguntas mais feitas em pesquisa de voz pelos utilizadores do seu público-alvo. Se incluir essas palavras no seu conteúdo está a aumentar a probabilidade de aparecer no topo dos resultados.

 

– Tenha respostas curtas e percetíveis

Quem realiza uma pesquisa por voz não quer perder tempo a ler textos grandes ou respostas complicadas. O utilizador quer uma resposta curta, precisa e que vá de encontro ao que ele procura. Portanto, procure ter um conteúdo com frases que correspondam às tais respostas que o seu público-alvo procura e lembre-se que estas frases não devem ser muito extensas nem de linguagem difícil. Opte por um bom conteúdo, com palavras-chave, mas não exagere no tamanho das respostas.

 

– Certifique-se de que tem um bom tempo de carregamento do seu site

A velocidade da sua página é extremamente importante. Nenhum utilizador gosta de esperar muito tempo para que o site abra. O tempo é um fator-chave no mundo digital.


Além de haver muitas ferramentas que pode utilizar para otimizar o tempo de carregamento do seu site, deve também ter em atenção o template do WordPress. Se for um template pesado e que demore muito a carregar não é o ideal. O tema deve ser compatível com SEO e a velocidade da página deve ser boa.

 

– Otimize o site para pesquisa local

Anteriormente já falámos sobre a importância da otimização do conteúdo para as pesquisas locais.

 

Google My Business | Marketing Pesquisas Locais | Faro Algarve Portugal (webfarus.com)


Muitos utilizadores realizam a pesquisa por voz, através do seu telemóvel, quando procuram por determinada empresa em determinado lugar.


Garanta que tem os seus dados, horário e a sua conta My Business sempre atualizados. Além disso, se tiver uma boa classificação no Google e comentários positivos, a sua marca será bem vista.


Se reunir as características do que o utilizador pesquisou por voz, no local x, tem mais hipóteses de aparecer.

 

– O seu site deve ser compatível com dispositivos móveis

Como muitas pesquisas por voz são feitas através de telemóveis é essencial que o seu site esteja bem preparado, com um web design responsivo e rápido. Alguns sites até estão com uma velocidade normal quando acedemos pelo computador, mas quando tentamos aceder através do telemóvel notamos que há muitas falhas e que o tempo de carregamento é maior.

Ter um conteúdo otimizado para pesquisa por voz é essencial para que se possa destacar da concorrência e melhorar a performance da sua marca.

 

A pesquisa por voz tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos tempos e se não nos adaptarmos e acompanharmos o desenvolvimento da tecnologia o nosso negócio não irá sobressair.

 

Trabalhe o SEO para pesquisa por voz e aumente as possibilidades de se tornar uma resposta frequente nas pesquisas do seu público-alvo.

luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse