Otimização de Código​

Site Mais Rápido!

A otimização do desempenho de um site é um ponto fundamental em todos os projetos de vanguarda tecnológica e que desejem estar no topo no que toca sucesso dos negócios online hoje em dia.

 

Afinal de contas, um mau desempenho de um website prejudica os lucros da empresa a partir do momento em que o utilizador tem que esperar que páginas lentas carreguem, tornando-se uma tortura, criando frustração que leva ao abandono do site em busca de alternativas. É verdade, a  impaciência é uma virtude digital!

 

Por outro lado, de acordo com o Google, o tempo de carregamento de um site é um dos fatores tomados em consideração para o posicionamento nos resultados de pesquisa. Sites lentos causam péssimas experiências aos visitantes e o Google não gosta disso.

 

A Velocidade Vende!

Para lojas online, o fator “lentidão” é ainda mais prejudicial. Um visitante que desiste de entrar no seu site significa é uma eventual venda perdida.

 

Velocidade de carregamento de páginas extremamente rápida amplifica o engajamento e a retenção dos visitantes e aumenta as vendas. A resposta instantânea do site leva a taxas de conversão mais altas e um atraso de 1 segundo no carregamento da página diminui a satisfação do cliente em 16%, visualizações de página em 11% e taxas de conversão em 7%, de acordo com uma pesquisa recente do Aberdeen Group.

 

Dicas para otimizar o tempo de carregamento do site

Existem vários fatores que interferem na velocidade de um site, entre eles:

  • Infra Estrutura – otimize o alojamento;
  • Muitos scripts e Widgets – remova comentários, simplificar escrita e corrigir códigos inválidos ou desnecessários JavaScript, CSS e HTML;
  • Compressão de ficheiros – compacte o CSS, HTML e JavaScript;
  • Otimização de imagens – as imagens devem ter a qualidade necessária e no tamanho certo;
  • Use CDN e cache – utilize CDNs, como o Cloud Flare e aplique técnicas de cache que aumentam a velocidade de abertura após o primeiro acesso do visitante.

Como identificar os problemas?

Para identificar os problemas que precisam ser resolvidos, poderá recorrer a ferramentas gratuitas que testam a velocidade dos web sites.

Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar

William Thompson (Lord Kelvin)

Duas das ferramentas gratuitas mais conhecidas para verificação da velocidade e proceder aos ajustes necessários do seu website são o Pingdom Website Speed Test e o GT Metrix. São ferramentas muito completas que lhe permitirão obter a avaliação de diversos critérios distintos, para além da Pontuação Geral da Performance (Page Speed e YSlow) e dos Detalhes da Página (Velocidade de Carregamento, Peso Total, Requests).

 

Antes de usar estas ferramentas recomenda-se que efetue uma limpeza da cache do seu browser respetiva ao site em análise. Faça pelo menos dois testes para obter dados mais fidedignos. No entanto, é importante referir que a otimização de um website só deve ser efetuada por um especialista pois existem muitas outras técnicas de otimização que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho e a velocidade de carregamento.

 

Eu criarei o seu site otimizado para os melhores resultados.

luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse