Melhor estratégia de marketing de conteúdo para blogs

O “conteúdo é rei”?
Sim, e não será destronado!

A frase de Bill Gates que fez sucesso em meados da década de 1990 continua – e atrevo-me a dizer que continuará – atual e mais do que isso, fundamental para assegurar o sucesso de uma estratégia de marketing digital em qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho e setor de atuação.

Assim, convém-lhe continuar a ler para conhecer a melhor estratégia de marketing de conteúdo para blogs.

Qual a importância do marketing de conteúdo para blogs?

Em primeiro lugar, o conteúdo ajuda a construir um público, entender uma audiência, aumentar a confiança na marca, agregar valor ao produto/serviço e, claro, aumentar o tráfego para determinado site ou loja online e, em consequência, as vendas!

Em segundo lugar, dentro do vasto leque de plataformas para publicação de conteúdo, o blog também é e continuará a ser uma das ferramentas mais indicadas para publicação de conteúdos relevantes com vista à atração de determinado público-alvo. Porquê? Porque estabelece laços de confiança com clientes e potenciais clientes ao longo de todo o funil de vendas, respondendo às suas dúvidas e influenciando na decisão de compra.

Qual a melhor estratégia de marketing de conteúdo para blog?

Ao longo dos últimos anos testei muitas estratégias de marketing de conteúdo e confesso que grande parte gerava tráfego orgânico para o site, mas não se traduzia em vendas. Até que descobri a estratégia de marketing de conteúdo vencedora, aquela que me deixou rendido devido aos excelentes resultados obtidos no meu próprio blog e nos blogs dos meus clientes.

Experimente implementá-la também no seu blog!

1. Criar a persona

A primeira etapa da melhor estratégia de marketing de conteúdo é produzir conteúdos para o seu público-alvo, mas este conceito de público-alvo tem características demográficas e sociais mais generalizadas do que o conceito de persona, que representa o seu cliente ideal. Desta feita, antes de começar a definir conteúdos para o blog, tem de criar a sua persona de modo a desenvolver artigos completamente direcionados para a pessoa realmente interessada no seu produto ou serviço.

Como criar uma persona?

Se já definiu o seu público-alvo, a tarefa é simples! Basta reunir as informações recolhidas a respeito do seu público-alvo e depois responder a uma série de perguntas que caracterizam o seu cliente ideal com dados demográficos e também informações sobre os seus interesses, necessidades, motivações e problemas.
Por exemplo, se gere uma clínica dentária deve identificar o sexo e idade, nível de instrução, profissão, salário, necessidades, objetivos, sonhos, problemas e dores (literalmente), entre outras características.

Com um quadro que resume a sua persona, consegue trabalhar os clientes corretos, oferecer um serviço útil, de qualidade e confiança, e melhorar as vendas!

2. Segmentar a audiência

A segmentação é o segundo passo para implementar a melhor estratégia de marketing de conteúdo, visto que uma audiência pode e deve sempre ser dividida em grupos de potenciais clientes (ou segmentos) baseados em determinadas características em comum. Porquê? Porque as suas comunicações serão mais assertivas e eficazes se forem personalizadas, se forem um tiro certeiro, individualizado e diferenciado!

Por outras palavras, se os seus artigos de blog falarem para diferentes segmentos, cada um deles receberá conteúdo de alto valor agregado, que esclarece as suas dúvidas em específico, no seu tipo de linguagem e formato preferido.

Como segmentar uma audiência?

Tal como a definição da persona, a segmentação de uma audiência ou público é feita a nível demográfico (sexo, idade, localização, educação, estado civil, ocupação, salário…) e a nível de necessidades (problemas, desejos, sonhos, dúvidas…). Criados os grupos, deve entender as necessidades particulares de cada um e produzir os conteúdos próprios para atendê-las.

3. Produzir conteúdos valiosos e partilháveis

Os seus conteúdos de blog podem ser interessantes (não ponho em causa!), mas será que são realmente valiosos ao ponto de serem partilhados e trazerem resultados incríveis? Hum… para gerar mais leads, conquistar mais clientes e fidelizar os clientes que já conquistou, tem de criar conteúdo digital que se destaque: material informativo e não publicitário que sirva de porta de entrada para as pessoas conhecerem melhor os seus produtos e serviços. Este é o terceiro passo da melhor estratégia de marketing de conteúdo para blogs.

Como criar conteúdos valiosos?

Independentemente de ter a função de informar, educar ou entreter, o conteúdo valioso tem de ser relevante e útil para a sua persona. Tem de ter qualidade, mais do que quantidade, informação aprofundada com base em fontes nacionais e internacionais e de preferência, diferenciada face à concorrência. E claro, não se deve autopromover, até porque os artigos de blog nem precisam de ter o nome da empresa, se ajudarem o consumidor, ele acabará por descobri-la!

E por fim, não basta produzir conteúdos relevantes se não aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa, não é verdade? Portanto, também terá de os otimizar com técnicas de SEO para motores de busca.

4. Descobrir o diferencial competitivo da sua empresa

Diferencial competitivo? O que é isso? É aquilo que torna a sua empresa única no mercado, ou seja, o argumento matador que pode e deve usar em marketing de conteúdo para conquistar o consumidor no momento da compra.
Como diz? Não tem um diferencial competitivo?! Claro que tem! É aquilo que leva os seus clientes a preferirem a sua marca em vez de procurarem por uma solução na concorrência!

Voltemos ao exemplo da clínica dentária… o diferencial deste negócio pode ser a localização, mas também pode ser a excelência no atendimento, a eficácia dos tratamentos, a inovação a nível de materiais, tecnologias e soluções para melhorar a estética de um sorriso.

No fundo, o diferencial competitivo – o último passo da melhor estratégia de marketing de conteúdo – é o que distingue a sua empresa da concorrência e gera mais vendas, atraindo novos consumidores e fidelizando os clientes habituais.

Já apliquei essa estratégia, mas o meu blog não está a gerar mais tráfico orgânico…

Não me surpreende. E sabe porquê? Porque muitos clientes queixam-se do mesmo quando aplicam este passo a passo por conta própria. É que a falta de acompanhamento especializado, feito por uma agência perita em marketing de conteúdo, pode levar a algumas falhas. E sim, ao longo dos últimos anos também identifiquei alguns problemas que podem estar a impedir artigos de blog relevantes de gerar tráfico qualificado e obter conversões, são eles:

Não incluir imagens

Artigos de blog com imagens atraem mais leitores porque além de captarem a atenção das pessoas, as imagens complementam o texto, ajudam na sua compreensão e proporcionam uma experiência de leitura mais agradável.

Não colocar links

Já sabe que para o Google e outros motores de busca, os links simbolizam qualidade… e a qualidade obtém classificações mais altas nos resultados de pesquisa!

Podemos voltar ao exemplo da clínica dentária? Imagine que quer levar o leitor do blog a agendar uma consulta. Pode colocar um link interno no final do texto, para um formulário de contacto ou formulário de agendamento de consultas. Mas também pode colocar links externos (mais valiosos para os motores de busca do que os links internos) para sites de referência com estudos científicos, por exemplo, que valorizam ainda mais as informações do blog.

Não otimizar meta descrições

O processo de otimização SEO não fica completo sem o preenchimento correto da meta descrição (meta description), aquele “resumo” exibido em baixo o título da página nos resultados de pesquisa, que mostra informação importante aos utilizadores. Assim, nunca mais se esqueça de otimizar meta descrições com a palavra-chave principal do seu conteúdo, de forma natural, objetiva e persuasiva, sem ultrapassar os 140 caracteres!

Não promover os conteúdos em redes sociais

Publicações em redes sociais são a melhor forma de ligar a sua empresa a mais pessoas em modo low cost. Mas antes de começar a promover os seus artigos de blog, convém confirmar se a sua empresa está presente nas redes sociais preferidas do seu público-alvo porque não vale a pena perder tempo e dinheiro em plataformas que não interessam aos seus potenciais clientes. Depois é só começar a divulgar post por post os seus conteúdos em vez de promover o seu blog inteiro. Dá mais trabalho? Claro que sim, mas também dá mais resultados porque assim tem mais hipóteses de chegar a utilizadores que procuram por uma resposta para um problema específico.

Também pode promover cada post publicado mais do que uma vez, desde que seja em dias e horários distintos para atingir mais pessoas e dentro de um intervalo de tempo razoável para não cansar os seguidores. E já agora, coloque hashtags, que ajudam a otimizar as suas publicações em redes sociais, e links para o seu site ou loja online para incentivar a obtenção de mais informação… ou mesmo a compra!

Gostou de conhecer esta estratégia de marketing de conteúdo vencedora, mas não tem tempo para implementá-la na sua empresa? Tenho todo o gosto em fazê-lo por si! Clique aqui e entre em contacto!

marketing digital para dentistas

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse