7 Estratégias de marketing digital para clínicas veterinárias… extraordinárias!

O Snopy está a vomitar. O Amarelinho tem diarreia. A Lili precisa de receber as primeiras vacinas e a Kika ainda não sabe (coitada), mas vai ser esterilizada! E agora? Por onde acha que os donos destes animais de estimação vão começar a procurar por ajuda? Se respondeu “na Internet”, acertou em cheio! E precisamente por isso convém-lhe conhecer e implementar as melhores estratégias de marketing digital para clínicas veterinárias. Ações que vão atrair mais clientes, gerar mais conversões e encher-lhe a agenda de marcações!

Estratégias de Marketing Digital para Clínicas Veterinárias

Com os utilizadores a usarem a internet para pesquisarem por todos os tipos de produtos e serviços, não pode ignorar nem por mais um dia, as melhores estratégias de marketing digital para clínicas veterinárias: aquelas que vão colocar a sua empresa no topo dos resultados de pesquisa, que vão aumentar as conversões e o lucro do consultório.

1. Site otimizado para equipamentos móveis

Seguramente que a sua clínica veterinária já tem um site profissional onde os utilizadores podem obter mais informações e até entrar em contacto para marcar uma consulta para os seus animais de estimação. Mas será que está otimizado para equipamentos móveis? Isso é importante?! Nem se pergunta! Hoje em dia, com a maioria dos utilizadores a usar o smartphone para aceder à Internet, ter um site responsivo ou mobile friendly, é fundamental para atrair e reter mais clientes.

O que é um site responsivo? É um site que adapta automaticamente o seu conteúdo a diferentes tamanhos de ecrãs que os utilizadores possam estar a usar, de modo que a legibilidade e visibilidade não fique comprometida em smartphones e outros equipamentos móveis com ecrãs mais pequenos. Porque se isso acontecer, acredite que o potencial cliente sai do site e vai procurar por uma solução numa clínica veterinária da concorrência!

2. Conteúdos relevantes para o seu público-alvo

Além de responsivo, o site da sua clínica veterinária deve ter conteúdos revelantes para o seu público-alvo. E lamentamos informar, mas uma página com a missão e visão da empresa não chega! É preciso criar menus com informações sobre a sua equipa de médicos veterinários e detalhar os serviços e especialidades médicas. Além disso, nas suas estratégias de marketing digital para clínicas veterinárias não pode faltar um blog para desenvolver o marketing de conteúdo, e assim atrair e converter leads em clientes.

É no blog que vai ter a oportunidade de publicar artigos relevantes que respondam aos problemas dos seus clientes com soluções eficazes sobre tratamentos, medicamentos e curiosidades a nível de saúde e bem-estar de animais de estimação. Pode, por exemplo, explicar aos leitores como ensinar um cão a fazer as necessidades na rua ou como evitar que um gato arranhe a mobília. Falar da importância da desparasitação, explicar as vantagens da esterilização em gatas e cadelas, esclarecer a respeito da lagarta do pinheiro e alimentos tóxicos e explorar as características das principais raças de cães e gatos, entre tantos outros exemplos de conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Além disso – e como vamos explicar já de seguida – um blog é altamente relevante para o SEO da clínica veterinária porque coloca os conteúdos nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google.

3. Otimização SEO para motores de busca

Faz ouvidos de mercador sempre que ouve falar em otimização para motores de busca? Pois hoje é o dia em que vai escutar (neste caso ler) com atenção para perceber a importância do SEO (Search Engine Optimization) para uma clínica veterinária, combinado?

Pois temos-lhe a dizer que as estratégias SEO ajudam-no a posicionar os conteúdos nos primeiros resultados de pesquisa do Google (para determinadas palavras-chave). Isso quer dizer que se escolher as palavras-chave mais relevantes para a sua clínica veterinária e mais utilizadas pelos potenciais clientes em pesquisas, consegue aumentar o tráfego orgânico para o site ou blog. Por exemplo, se usar SEO local corretamente, o site da sua clínica veterinária vai aparecer quando um utilizador da sua área resolver pesquisar por “veterinário perto de mim”. Mais exemplos? Se otimizar um artigo de blog para “Torção Gástrica em cães”, “Cistite Idiopática Felina” ou “Cancro em cães e gatos” é bem provável que ele apareça no topo dos resultados a utilizadores que pesquisaram por estes problemas de saúde no Google. É por isso que a otimização SEO num site e blog é uma das principais estratégias de marketing digital para clínicas veterinárias: esclarece, aumenta a reputação da empresa e ajuda a conduzir potenciais clientes em direção ao seu consultório!

4. Registo no Google My Business

Mesmo que tenha serviço de veterinário ao domicílio, a sua clínica está situada em determinada zona, onde a esmagadora maioria dos seus clientes vive, não é verdade? Por isso deve registá-la no Google My Business, preenchendo o seu perfil com todas as informações possíveis: do número de telefone à morada, passando pelo email e horário de funcionamento e terminando numa descrição dos serviços com fotos ilustrativas, além de comentários e avaliações de clientes, muito importantes para a tomada de decisão de outros utilizadores.

Um site não pode ter isso tudo? Pode, mas não é tão eficaz a chegar a potenciais clientes que consultam o Google My Business nas imediações do seu consultório, além de que esta ferramenta funciona como mais um canal de comunicação, importante para aumentar a competitividade da sua clínica veterinária.

5. Email marketing para clínicas veterinárias

O envio de email marketing é outra das estratégias de marketing digital para clínicas veterinárias, na medida em que abre portas a relacionamentos positivos e duradouros com a sua base de dados. Por outras palavras, pode fazer o envio de email em jeito de lembrete sobre vacinas em falta (o Patusco tem uma vacina em atraso!), em jeito de campanha de marketing (Feliz aniversário Bolinhas! Recebeste um vale de desconto de 15% para usares na próxima consulta), em jeito de atualização sobre a clínica (abrimos uma nova clínica veterinária em Faro! Visite-nos) ou para fornecer dicas sobre como cuidar de animais de estimação. Seja o que for, se o conteúdo tiver qualidade e ilustração a preceito, o email marketing vai aumentar o alcance da sua clínica e fidelizar mais clientes. No entanto, para garantir o sucesso desta estratégia de marketing digital para clínicas veterinárias, deverá segmentar o seu público-alvo em diferentes grupos com características idênticas, de forma a enviar mensagens mais personalizadas… em vez de novidades sobre cães a donos de gatos!

6. Posts em redes sociais

De certeza que usa o Facebook e o Instagram para publicar fotos amorosas de gatinhos e cachorrinhos que aparecem na sua clínica veterinária, mas experimente ir um pouco mais longe e publicar também outro tipo de conteúdos: uma live a cortar as unhas ao Jack ou a limpar os ouvidos da Nini, uma galeria de fotos a ilustrar a melhor forma de transportar um animal de estimação, uma lista de instituições onde se pode adotar um cão, dicas de saúde para gatos obesos, etc.
As redes sociais são excelentes ferramentas para fomentar comentários e partilhas que vão aumentar a notoriedade da sua clínica veterinária… afinal, você até tem a sorte de gerir um negócio relacionado com algo que uma audiência em geral adora: animais de companhia!

7. Publicidade paga no Google Ads

Se o orçamento para marketing digital para clínicas veterinárias o permitir, invista em publicidade paga no Google Ads. Os anúncios não são caros, se comparados com publicidade convencional: só paga se receber um clique e garante resultados mais rápidos porque os anúncios aparecem no topo das páginas de resultados de pesquisa, acima dos resultados orgânicos (onde supostamente já estão os seus artigos de blog).

De qualquer modo, atenção porque a publicidade paga deve ser segmentada e pensada em conjunto com outras estratégias de marketing digital para clínicas veterinárias, para atingir um público mais próximo do seu consultório e mais interessado nos seus serviços.

Gostou das dicas, mas não tem tempo nem conhecimentos suficientes para as implementar na sua clínica veterinária? Nós temos! 

marketing digital para dentistas

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador e CEO da Webfarus. É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

outros artigos do seu interesse