Blog

Marketing de Pesquisa Local

Como funciona e quais os benefícios

A pesquisa local é uma abordagem mais integrada ao marketing para empresas locais. O marketing de pesquisa local visa colocar o seu negócio no mapa em pesquisas locais quando os clientes estão a pesquisar e a procurar uma empresa como a sua. O SEO local é então o conjunto de estratégias de otimização para melhorar o posicionamento de uma marca quando os usuários pesquisam por soluções em determinada região de atuação.

E como funciona a pesquisa local?

Para ter uma boa presença de pesquisa local precisa de otimizar as informações online sobre o seu negócio para que os motores de busca coloquem a sua empresa nas pesquisas corretas e para que os consumidores possam encontrá-lo rapidamente. Se tiver as suas informações online otimizadas será mais fácil e mais provável que os consumidores que estão a pesquisar por uma empresa com as suas características, naquela zona, o encontrem.

Então para isso precisa de fornecer ao motor de busca tudo o que ele precisa de saber: nome, morada, telefone, URL. Estas informações devem ser precisas e consistentes para que o motor de busca possa confiar na sua empresa e considerá-la apta para estar nos resultados.

Quais os benefícios do SEO local?

O Google está a ajudar cada vez mais os seus usuários a explorarem os locais. O motor de pesquisa deseja que os usuários encontrem o que procuram quando pesquisam por alguma empresa numa determinada cidade. Então a prioridade é melhorar a experiência de pesquisa dos usuários, levando a que estes encontrem soluções.

Este tipo de otimização não é tão direcionado para empresas digitais (embora também o seja), com sites de e-commerce por exemplo, mas sim para empresas físicas que recebem o público fisicamente. Bares, cafés, restaurantes, cinemas, teatros, lojas, centros comerciais, hotéis, cabeleireiros, são exemplos de empresas onde este tipo de SEO será algo vantajoso.

Como melhorar a classificação na pesquisa local no Google?

É extremamente importante que quando alguém pesquisar uma empresa com as características da sua num local próximo da sua localização, encontre o seu negócio na lista de resultados locais do Google.

Para melhorar a classificação na pesquisa local o Google My Business deve estar bem atualizado com os dados da empresa. Pode acontecer a sua empresa não ser apresentada nas pesquisas mais relevantes da área. Para que esta situação não aconteça os dados do Google My Business têm de estar exatos, completos e apelativos para aumentar a visibilidade da marca em pesquisas locais.

Google My Business

O Google My Business permite-lhe, de forma gratuita, estar presente nas pesquisas que se realizam tanto no motor de pesquisa Google como no Google Maps. Com o Google My Business pode melhorar o seu SEO local. É possível gerir a relação com os clientes, publicar promoções, adicionar informações e produtos e responder aos comentários dos clientes. Hoje em dia o Google domina 90% das pesquisas, pelo que é importante garantirmos que a nossa empresa está bem classificada pelo Google e surge nas pesquisas das keywords certas.

Vantagens do Google My Business

  • Presença da empresa em resultados na Página de Pesquisa e no Google Maps;
  • É uma forma de surgir em posições mais vantajosas nas pesquisas sem fazer um investimento monetário pois é grátis;
  • Ao fazerem uma pesquisa local de serviços os resultados aparecem diretamente no Google Maps;
  • Torna o contacto mais fácil e as pessoas podem saber mais sobre a sua empresa rapidamente ao pesquisar;
  • É uma mais-valia para que os utilizadores possam dar a sua opinião sobre a página;
  • Existe uma avaliação por parte dos utilizadores;
  • Ao manter a página do Google My Business atualizada ajuda a ganhar relevância nos resultados;
  • Se a empresa ainda não possuir um site próprio, esta é uma boa forma de ganhar visibilidade nos motores de busca;
  • Dá-nos estatísticas sobre as visualizações de pesquisa e do Maps;
  • Pode criar publicações com novidades, promoções, produtos e atualizações;
  • Ajuda a aumentar a taxa de cliques para o site;
  • Pode integrar com o Google Analytics;
  • Pode adicionar fotos do seu negócio;
  • Melhora o SEO local da empresa.

Tópicos importantes para uma boa classificação do Google na pesquisa local

Dados completos

Os resultados locais favorecem os resultados mais relevantes de cada pesquisa e as empresas com dados completos e precisos são correspondidas mais facilmente com as pesquisas adequadas. Se os seus dados estiverem incorretos, incompletos ou desatualizados a probabilidade da sua empresa aparecer em boa posição é menor. É importante mencionar o nome da empresa, a sua categoria, a morada e os contactos.

 

Validação das localizações

É importante validar as localizações da sua empresa para que tenham maior probabilidade de apresentação nos resultados da pesquisa local no Google Maps e na Pesquisa.

 

Horário sempre atualizado

Atualize regularmente o horário de funcionamento. Tem de indicar as horas de abertura e de fecho e o horário especial para épocas festivas, eventos, feriados. Se tiver as horas exatas os usuários irão ganhar confiança pois sabem quando a empresa está aberta para se poderem deslocar para lá. Por contrário, se a empresa facultar horários desatualizados isso transmite uma má imagem do negócio, o que resulta numa falta de confiança.

 

Boa gestão e resposta aos comentários/Avaliação dos clientes

Deve sempre responder aos comentários que os clientes deixam sobre a sua empresa. Isto demonstra que se preocupa com o feedback dos clientes e que valoriza as suas opiniões. Uma empresa que responde e tem o cuidado de querer saber como foi a experiência de cada consumidor é sempre bem-vista por quem pesquisa por si. Os comentários positivos sobre o seu negócio irão também captar a atenção de potenciais novos clientes.

 

Fotografias do seu negócio

Imagens precisas e apelativas mostram aos consumidores se a empresa tem o que eles procuram. Imagens desfocadas ou com má qualidade não irão ser atrativas para quem pesquisa.

Como é que o Google determina a classificação na pesquisa local?

Proeminência

A proeminência indica o quão conhecida é uma empresa. É provável que museus famosos, hotéis conhecidos ou marcas de lojas sejam prominentes em resultados de pesquisa local.

 

Relevância

A relevância indica a qualidade da correspondência entre um perfil da empresa local e o que alguém procura. Ao possuir os dados atualizados e se estes corresponderem às necessidades do usuário, a sua empresa tem mais hipóteses de ser mostrada.

 

Distância

A distância considera o quão longe está cada potencial resultado da pesquisa do termo de localização utilizado numa pesquisa. Se um utilizador não especificar uma localização na pesquisa, o Google irá calcular a distância com base nas informações conhecidas da respetiva localização.

 

Ser bem classificado pelo Google

Uma boa combinação destes 3 fatores ajudará a sua empresa a ser bem classificada pelo Google.

Os algoritmos do Google podem decidir que uma empresa que se encontra mais afastada do usuário tem maior probabilidade de ter aquilo que procura do que uma empresa mais próxima.

 

Um Google My Business bem trabalhado e atualizado, com as informações corretas irá certamente contribuir para que a sua empresa seja bem vista pelo motor de busca e seja uma das primeiras opções na pesquisa quando o usuário pesquisar por uma empresa com as características da sua, naquela localização, em x dia.

 

O SEO local é uma excelente ferramenta para impulsionar o seu negócio e ganhar visibilidade nos motores de busca. Informe-se connosco sobre este tema.