Blog

A Importância da Fotografia Profissional

A necessidade de fotos profissionais aumentou exponencialmente nos últimos tempos.

Marcar presença no mundo digital deixou de ser um luxo. É agora um requisito essencial para atrair o público-alvo e se destacar no mercado do século XXI. No entanto, isso não será possível com um site amador e sem o conhecimento para o promover!

As pessoas fazem fotos a partir de qualquer coisa bonita. Os fotógrafos fazem fotos bonitas a partir de qualquer coisa.

Rafael Correa Batista

Não foi apenas o mercado que mudou. A vida das pessoas segue também agora num ritmo diferente. A procura online de soluções para os nossos problemas é cada vez mais frequente e, em segundos, o Google coloca diante dos olhos do consumidor, centenas (ou até milhares) de fornecedores dispostos a oferecer exatamente o produto que atende às suas necessidades. Embora o seu produto (ou serviço) esteja apenas a um clique de distância dos seus clientes, os seus concorrentes têm exatamente a mesma oportunidade.

 

Então, como se destacar perante a concorrência? Continue a ler….

 

A questão da cultura visual

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. A antiga frase, que pode até soar como um clichê, continua totalmente verdadeira. E isto acontece porque vivemos num mundo em que a cultura visual predomina e o nosso próprio cérebro já está programado para captar e guardar na memória as informações transmitidas através de imagens de forma muito mais rápida e eficiente. A proporção chega a ser impressionante – o processamento da imagem é 60.000 vezes mais rápido que o processamento do texto! Veja-se o crescente sucesso do Instagram!

 

Portanto, antes de promover a sua marca ou o seu negócio, por exemplo, investindo em Marketing Digital, deverá certificar-se de que a montra do seu negócio na Internet e o rosto da sua marca na Web – o seu website – tem uma boa imagem e está otimizado.

 

Estudo recentres mostram a importância da aplicação de uma boa imagem às estratégias de marketing digital:

  • Os artigos que contêm imagens obtêm 94% mais visualizações.
  • É possível aumentar as visualizações de uma publicação em mais de 45% ao incluir uma foto ou um vídeo.
  • 60% dos consumidores estão mais propensos a contatar uma empresa quando é mostrada uma imagem nos resultados da pesquisa.

A questão da percepção

Através das imagens, sem ter sequer consciência do processo, o cliente faz toda a leitura da sua empresa.

 

Amadorismo ou profissionalismo, cuidado estético ou desleixo, bom ou mau gosto. Todas essas impressões subtis e subjetivas induzem o possível consumidor a fazer um julgamento ainda mais sério e importantíssimo para a sua imagem de marca!

 

O seu website é a vitrine de sua empresa no universo online. Por isso, ele pode ser um convite para atrair o consumidor ou um alerta para que fujam da sua empresa. Uma boa foto ajuda a vender de uma forma incrível. Sectores como o turismo e o imobiliário utilizam todas as oportunidades para vender mais. Um quarto de hotel pode ser visto de várias perspetivas (não é por acaso que os hotéis se esforçam por mostrar qualidade nas fotos que utilizam).

 

Por outro lado, já tentou destacar uma foto de má qualidade? A falta de focagem, iluminação inadequada, a distorção por causada pela exibição de fotografia de baixa resolução em tamanho maior produzem um péssimo resultado — evidência de falta de profissionalismo por parte da empresa. Certamente, não deseja correr esse risco.

 

Todos somos fotógrafos, mas…

… tirar fotografias com qualidade é outra história!

A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar

Arnold Newman

Entender a importância de uma imagem de qualidade é muito fácil na internet. Não é subjetivo. É aliás bastante fácil de perceber. Uma foto tem um impacto real no bounce rate de um site. Muitas vezes a imagem leva as pessoas a não lerem o conteúdo, abandonando (rejeitando) o site.

 

E ainda que tirar fotos possa ser para qualquer um, editar essas mesmas fotos, já não é para todos.

 

A questão do valor

Independentemente do produto ou serviço que vende, a qualidade das imagens utilizadas em qualquer ação de marketing é, inevitavelmente, associada à sua marca. Assim, as fotos de baixa qualidade transmitem a ideia de que o produto também foi feito com materiais ou ingredientes (no caso de alimentos) de procedência duvidosa.

 

No entendimento geral das pessoas, um negócio fiável não utiliza recursos de qualidade inferior. É tão simples quanto isto! Portanto, enquanto fotos profissionais agregam valor à sua marca, opções mais baratas podem ter um alto custo quanto à perceção que os clientes têm sobre o seu produto ou serviço.

 

Além desta distorção na percepção da marca, a utilização de fotos mal produzidas transmite uma “imagem barata” ao empreendimento. E quando um consumidor se depara com a oferta de uma “empresa barata”, a sua única expetativa é pagar menos e, inevitavelmente, a única pergunta que irá aparecer na sua mente será “quanto custa”?

 

Se este conceito ainda não ficou muito explícito para si, saiba que:

  • Em sites de e-commerce, 67% dos consumidores afirmam que a qualidade da imagem de um produto é extremamente importante quando estão selecionando e comprando um produto.
  • Clientes de lojas online consideram a qualidade da imagem de um produto mais importante que a as informações específicas desse mesmo produto (63%); mais importante que a descrição longa (54%); mais importante que a avaliação dos consumidores (53%).

Por isso, reservar recursos para contratar um serviço profissional e garantir boas fotos para o seu site está muito longe de ser uma despesa. Trata-se de um investimento que pode alavancar os resultados do seu negócio, fortalecer sua marca e transmitir uma imagem de sucesso e profissionalismo.

 

Procura Fotografia e Vídeo Profissional?