6 Estratégias de Marketing Digital Para Aumentar as Suas Vendas

O Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje

A internet está, hoje-em-dia, intrinsecamente anexada à nossa vida, e de tal maneira, que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria, até às coisas complexas, como realizar pesquisas de opinião pública ou desenvolver um software de gestão de projetos, quase tudo passa pela internet. A nossa vida já não é mais a mesma desde o aparecimento da internet e o mesmo se pode dizer do processo de compra.

Investir em Estratégias de Marketing Digital é hoje uma prioridade. As empresas que querem ter sucesso apostam em pesquisas de mercado para desenvolver ou otimizar as suas soluções e atender melhor às necessidades de um público em potencial. Mas as estratégias e ferramentas são diversificadas e, muitas vezes, o orçamento disponível tem que ser bem gerido e rentabilizado.

Portanto, as empresas que desejem conseguir bons resultados com os seus investimentos na web precisam, necessariamente, sabem onde e como o fazer!

Com este artigo, iremos ajudá-lo a entender quais as mais importantes estratégias de Marketing Digital que tem à sua disposição para potencializar os seus negócios.

1. Criação de Um Site

Primeiramente, e muito importante, é fundamental a criação de uma página online para a sua marca. A existência de um site bem estruturado, com bom conteúdo sobre a marca e com SEO trabalhado irá ter um impacto nas suas vendas.

 

Leia mais sobre A Importância de Ter um Wesite e ainda sobre a Eficácia de Um Site em Fazer Clientes.

2. SEO

Esta é uma das principais estratégias de marketing digital que uma empresa deverá ter.

 

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para posicionar a página nos primeiros resultados de um mecanismo de pesquisa, como o Google.

 

Estas técnicas consistem em otimizações para o site que irão fazer com que a sua página seja bem avaliada e posicionada. Uma página que aparece nos primeiros resultados do Google tem muito mais probabilidade de ser visitada.

2.1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo consiste em atrair clientes através da criação de diversos tipos de conteúdo relevante. Pode ser em forma de texto, vídeo, e-books, redes sociais, etc.

 

Este conteúdo deve ser pertinente, interessante e valioso para o público-alvo. O seu objetivo é atrair os clientes, criando uma imagem positiva da marca.

 

Uma empresa que tenha um conteúdo interessante e atrativo irá destacar-se das outras marcas e chegar aos seus potenciais clientes.

2.2. SEO On-page

SEO on page é o conjunto de estratégias aplicadas diretamente à sua página web, dentro do seu próprio website e que permitem a otimização da sua página com o objetivo de melhorar o respetivo posicionamento/rankeamento nos motores de busca e aumentar o tráfego orgânico.

 

As ações realizadas incluem:

  1. URL amigável: as URL devem ser curtas, simples de ler e incluir a palavra-chave.
  2. Meta Tag Title: é o título que será mostrado no separador e listado nos resultados de pesquisa do Google; deverá ser instigante, sugestivo e conter a sua palavra-chave.
  3. Meta Tag Description: é a descrição da página que será listada nos resultados de uma pesquisa Google; deve conter a palavra-chave.
  4. Títulos e sub títulos: o Google interpreta a organização do texto como um fator de usabilidade; crie títulos e sub títulos usando as tags H1, H2 e H3 para identificar as divisões. Aplique a sua palavra-chave mas com cuidado para não ser classificado como keyword stuffing (leia mais à frente).
  5. Tags de ênfase: os textos a negrito, itálico e sublinhado são também interpretadas como indicadores de palavras-chave; coloque a sua palavra-chave em foco neste texto, pelo menos uma vez.
  6. Listas: são, para o Google, sinal de um bom conteúdo.
  7. Tamanho do texto: é um fator de otimização on-page que o Google dá bastante atenção; deve crie os seus artigos com, pelo menos, 600 palavras, sabendo que o ideal será, pelo menos, 1.200 palavras.
  8. Densidade da palavra-chave: a palavra-chave em foco deve ser relevante em seu conteúdo e deverá ser utilizada, em termos percentuais, entre 2% e 3%; usar mais vezes poderá ser considerado Keyword Stuffing e penalizar o seu site.
  9. Imagens: são um fator SEO extremamente importante, pois o Google considera um texto com imagens, um conteúdo rico; o ideal é ter, pelo menos, uma imagem no texto cujo nome do arquivo contenha a sua palavra-chave.
  10. Tag Alt: na imagem, existe uma marcação, que chamamos de tag Alt da imagem, que é usada para auxiliar a identificar a imagem em sistemas de leitura de conteúdo para pessoas com deficiência visual; sempre insira a sua palavra-chave nesta tag.
  11. Links internos: Outra boa prática de SEO on-page é criar links internos nas suas páginas, apontando para outras páginas relacionadas do seu site; é considerado um fator essencial no SEO On-page que, inclusivamente, aumenta o seu Crawl Budget e, por isso, não deve ser deixado de fora da sua estratégia.
  12. Links externos: é outro fator de otimização on-page que não deve faltar; o Google gosta quando um determinado conteúdo faz menções externas, indicando páginas que complementem o conteúdo apresentado.

2.3. Otimização de Código

A otimização do desempenho de um site é um ponto fundamental em todos os projetos de vanguarda tecnológica e que desejem estar no topo no que toca ao sucesso dos negócios online hoje em dia.

É extremamente importante que o seu site seja “clean” e rápido a carregar, caso contrário, poderá perder muitos clientes. Quando acedemos a uma página que demora a carregar, o mais provável é que desistamos desse site e procuremos outro nos resultados de pesquisa.

Existem vários fatores que interferem com a eficiência de um site, nomeadamente, a Infra Estrutura; os scripts e Widgets; a compressão de ficheiros; a otimização de imagens; a utilização (ou não) de CDN e cache.

 

Leia mais sobre Otimização de Código, neste artigo.

2.4. Local SEO

A pesquisa local é uma abordagem mais integrada ao marketing para empresas locais. O marketing de pesquisa local visa colocar o seu negócio no mapa em pesquisas locais quando os clientes estão a pesquisar e a procurar uma empresa como a sua. O SEO local é então o conjunto de estratégias de otimização para melhorar o posicionamento de uma marca quando os usuários pesquisam por soluções em determinada região de atuação.

 

Leia mais sobre o SEO de Pesquisa Local, neste artigo.

3. Google Ads

O Google Ads trata-se de uma plataforma de anúncios da Google que vai fazer com que a sua empresa se aproxime dos potenciais clientes. Com esta plataforma a empresa paga para se destacar e pode segmentar o público a quem as campanhas se destinam. Cada campanha deve ser bem construída e os objetivos da mesma devem ser bem delineados antes do seu lançamento.

 

Um investimento que permite que a empresa tenha uma audiência que realmente tem relação com a área da sua empresa.

 

Leia mais sobre Google Ads, neste artigo.

4. Facebook e Instagram Ads

Assim como o Google, também o Facebook e o Instagram têm a possibilidade da criação de anúncios.  As redes sociais como o Instagram e o Facebook são um excelente meio para se aproximar dos clientes. As pessoas passam várias horas do seu dia nas suas contas e, com um anuncio bem segmentado, muito mais utilizadores vão visualizar a sua campanha e assim chegar ao seu negócio.

Criar anúncios aqui vai trazer mais visibilidade para a sua marca. Um investimento que irá promover e destacar os seus produtos ou serviços.

5. Redes Sociais

As redes sociais são uma boa forma de complementar o site e de chegar aos seus clientes e potenciais clientes. São um meio extraordinário para cativar as pessoas e hoje em dia qualquer empresa deve ter.

 

Uma das estratégias de marketing digital passa por saber gerir muito bem o Facebook, Instagram, bem como outras redes sociais que se tornem valiosas para a sua marca.

 

Há uma grande variedade de interações nestas plataformas como por exemplo reagir, comentar, partilhar, votar numa sondagem, stories, perguntas e respostas, e muito mais.

 

Uma empresa que tem redes sociais torna-se mais próxima do seu público.

 

Leia mais sobre As Potencialidades das Redes Sociais.

6. E-Mail Marketing

Trata-se de uma das maiores estratégias de marketing digital para uma empresa.  Uma estratégia de envio de emails para uma determinada lista de contatos com o objetivo de criar uma comunicação com cada um dos destinatários, com uma lista de objetivos de marketing em mente.

 

Com isto, torna se importante que seja enviado o email com o conteúdo certo, que seja do interesse do destinatário, de forma personalizada, na hora certa e para as pessoas certas. Ninguém quer receber emails SPAM, portanto há uma linha que separa este tipo de estratégia de marketing dos emails indesejados. Há que saber construir um email com conteúdo importante e atrativo.

 

Esta pode ser uma ferramenta de grande utilidade pois atualmente qualquer pessoa tem uma ou várias contas de email.

Precisa de Ajuda Com Este Tema?

luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador da Webfarus.
É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

alguns artigos do seu interesse