Blog

5 Erros Comuns

na Gestão de Crise Numa Empresa – Como Evitar?

É em momentos como este em que agora vivemos – coronavirus – que paramos para repensar tudo, inclusive, na forma forma mais correta de gerir a nossa empresas ou equipa.

 

 

Estamos, de facto, vivendo um momento muito singular na história mundial, em que a COVID-19 está provocando uma mudança drástica na forma como pessoas e empresas lidam com suas rotinas e todo esse movimento pede atenção para que as lideranças não acabem cometendo erros comuns na gestão de crise.

 

O mercado está cada vez mais competitivo e volátil. Ao mesmo tempo que a competitividade aumenta progressivamente, bem como a pressão e responsabilidade sobre os empresários, multiplicando as possibilidades de erros de gestão.

 

Agora, mais do que nunca, é necessário reunir esforços para evitar erros de gestão que podem ser fatais para o negócio. Neste artigo, falamos sobre cinco erros de gestão comuns em tempos de crise e como pode, de alguma forma, evitá-los, garantindo resultados rentáveis e processos saudáveis para a sua empresa.

 

1. Não considerar os efeitos da economia sobre os clientes

É importante relembrar que os clientes também estão sofrendo com a crise. Estamos vivendo uma pandemia mundial, com restrições e impacto na economia local. É importante ter em conta que os seus clientes também estão sofrendo com a crise e precisarão da sua ajuda. Todos sairão perdendo, mas podemos reduzir a gravidade da situação se cada um fizer a sua parte em benefício do outro.

 

2. Sacrificar a qualidade

Tentar reduzir os custos de produção sacrificando a qualidade dos produtos e serviços. Uma diminuição de qualidade pode até ajudar a vender agora, mas prejudicará a imagem da marca no mercado num momento de retoma. 

 

3. Não investir em marketing

O marketing é estratégico para qualquer empresa, ainda mais com a competição intensa do mercado atual. Infelizmente, existem empresas que ainda o veem de uma forma muito simplista, ou apenas como endomarketing.

 

Muitos empresários pensam que o marketing serve apenas para vender produtos e que basta investir na distribuição de flyers, em comerciais, ou no envio de e-mails. No entanto, sua função é muito mais ampla. Hoje, com as redes sociais, o marketing digital e com o inbound marketing, que é o marketing que atrai e converte clientes através de conteúdo relevante, a área de marketing representa cada vez mais um setor estratégico de vendas dentro das empresas.

 

Um bom plano de marketing pode analisar os comportamentos dos clientes e melhorar o relacionamento da empresa com eles, estudar os concorrentes, fortalecer sua marca e, também, aumentar as vendas.

 

4. Não arriscar

Embora seja normal tentar ser cauteloso nas decisões, é necessário ir além do básico, reinventar-se, sair totalmente da caixa e buscar alternativas diferentes, que tragam resultados melhores e adequados ao novo cenário.

 

5. Apontar culpados

Apontar culpados, menosprezar o valor de cada colaborador ou exigir mais do que a capacidade de cada um não faz com que as soluções magicamente apareçam.

 

Conte com a ajuda da Webfarus neste momento de crise!

Elevando a sua presença ao formato digital pela criação de um website ou uma loja online; projetando o seu negócio a outros mercados ou; valorizando a sua marca, a Webfarus auxiliará a sua empresa neste momento em que se consolida a opinião de que quem não está no mercado digital ficará, em breve, fora do mercado!