Como Vender Online? 15 Dicas Para o Sucesso

Com a evolução da internet, hoje em dia é rara a empresa que não está presente online, seja com uma página ou numa rede social.

 

A internet é um meio para as marcas ganharem maior visibilidade e poderem mostrar os seus produtos ou serviços para um número maior de pessoas.

 
É essencial que as empresas saibam as melhores estratégias para vender online para que a sua imagem, posicionamento e vendas melhorem significativamente.

15 dicas para conseguir vendas de sucesso através da internet

 

1. Tenha um site funcional.

Se quer vender online precisa de ter uma loja online onde tudo flua da melhor forma. É preciso que o tempo de carregamento do site não seja elevado, que a velocidade no geral seja excelente e que o site tenha um design atrativo e todo o conteúdo seja intuitivo.

 

2. Tenha um site seguro

Não precisa apenas de um site funcional, mas também de um site seguro. Se o seu site sofrer ataques de hackers isso não será bom nem para a sua empresa nem para o modo como é visto pelos clientes ou potenciais clientes.

 

3. Crie um plano de vendas

Este é um dos segredos para conseguir boas vendas online. É importante ter um bom plano de vendas estruturado. É necessário fazer um estudo do mercado, avaliar qual é o seu público-alvo, quais os canais de marketing, quais as abordagens de venda que vai utilizar, definir objetivos e prazos e delegar tarefas a vários membros da equipa.

 

4. Defina uma estratégia de marketing

É essencial que possua uma boa estratégia de marketing definida. Saber chegar aos clientes, fazer um bom trabalho de imagem e mostrar o seu trabalho às pessoas. Invista nas redes sociais e partilhe conteúdos relevantes, úteis e que chamem a atenção de potenciais clientes. Criar uma boa conexão com o público e mostrar o potencial da sua empresa fará com que muitos potenciais clientes se tornem efetivamente seus clientes.

 

5. Monitorize as vendas online

É preciso acompanhar as vendas e responder a comentários online bem como responder a questões nas redes sociais e site. Todo o processo tem que ser sempre acompanhado.

 

6. Mantenha as páginas online atualizadas

Se quer que o seu negócio online corra de vento em popa precisa de o manter constantemente atualizado. Um cliente que veja desatualizações nas redes sociais e site não vai ter confiança para adquirir online os seus serviços. Certifique-se de que o seu site tem os produtos/serviços atualizados e que as redes sociais têm conteúdo todas as semanas.

 

7. Esteja presente em diversas plataformas online

Não basta ter um site. Coloque o seu negócio nas redes sociais, faça um Google Business, etc. Quanto mais opções o cliente tiver melhor. Mas atenção, não adianta estar presente em diversas páginas e não dar atenção a cada uma delas.

 

8. Tenha uma estratégia de preços e argumentos de venda

Procure mostrar aos clientes que vale a pena comprar na sua empresa. Dê exemplos de clientes que já compraram consigo e faça com se sintam seguros. Planeie bem a sua estratégia de preços e faça previamente um estudo de preços dos seus concorrentes.

 

9. Vendas online e físicas devem complementar-se

É importante que estas duas formas de venda estejam a trabalhar em conjunto. As necessidades que os clientes normalmente têm em loja física poderão ser semelhantes às dos clientes que compram online. Mantenha-se presente nas plataformas online e procure responder às dúvidas que por lá aparecem.

 

10. Invista em campanhas

As campanhas online, com tempo limitado, são uma boa aposta para negócios online. Planeie bem a campanha, decida de que forma a vai realizar, quais as ofertas e descontos e decida qual o tempo de duração. Ter uma campanha com sentido de urgência e com uma boa oferta vai despertar uma vontade de comprar em potenciais clientes.

 

11. Invista em SEO

Os motores de pesquisa como por exemplo o Google são a maior fonte de procura de informação quando alguém navega online. Se a sua empresa tiver um site bem posicionado a probabilidade de ser encontrado e visitado é muito maior.

 

12. Bom serviço pós-venda

É bom conquistar novos clientes, mas é essencial que os saiba manter. Os clientes gostam de se sentir especiais e valorizados na empresa onde compram. Tenha o cuidado de se preocupar em obter um feedback pós-venda e de se mostrar disponível para atender as suas necessidades. O cliente confiou na sua empresa e um bom pós-venda faz toda a diferença.

 

13. Invista no email marketing

Esta é uma área onde deve apostar. Poderá divulgar novos produtos, novidades, informar sobre ofertas e é uma estratégia de marketing e vendas que chegará diretamente aos seus clientes e leads.

 

14. Tenha um bom marketing de conteúdo

Hoje em dia vender online sem um bom marketing de conteúdo não pode ser uma hipótese. É bom ter alguém responsável por esta parte, que saiba investigar quais os temas de interesse para o público-alvo e que produza conteúdo de qualidade. Esse material vai chegar aos clientes e vai de certeza fazer com que fiquem atraídos pelo seu negócio.

 

15. Tenha uma equipa a trabalhar em conjunto

É preciso delegar tarefas e cada um deve ter um papel importante na estratégia de vendas online.

Tem dúvidas sobre este tema?

luis horta marketing digital

Sobre Luís Horta

Luis é o fundador da Webfarus.
É professor no Ensino Público Português há mais de 25 anos. Ajudou a criar e a desenvolver mais de 700 negócios em diferentes áreas, ao longo da sua carreira.

Leia Ainda

alguns artigos do seu interesse