parallax background

A IMPORTÂNCIA DO GOOGLE ANALYTICS NO MARKETING DIGITAL

Janeiro, 2020

O Google Analytics é a compreensão para se decidir o que fazer. Implica a melhoria continua.

What gets measured, gets improved

Peter Drucker

1. O Que é o Google Analytics?

O Google Analytics é a ferramenta de análise web gratuita mais completa e utilizada no mundo. Com ele, podemos entender o comportamento do utilizador no chamado “pós-clique”, ou seja, entender onde devemos melhorar nosso site e/ou campanhas para conseguirmos fazer com que os clientes atinjam o objetivo esperado, como uma compra, o preenchimento de um formulário, a visualização de uma página importante, um download, etc. Esta ferramenta permite-nos, de facto, acompanhar praticamente todos os aspectos do comportamento do utilizador e do desempenho do website, mostrando-nos aquilo que está funcionar bem e, mais importante, o que não está a funcionar.

2. Porque o GA é Importante?

Com o Analytics, conseguimos saber desde dados básicos, como por exemplo quantos utilizadores visitaram o site, quais as páginas mais vistas, que origens de tráfego geraram mais resultados, ou até mesmo conhecer os chamados funis multicanais, onde podemos entender o comportamento das diferentes interações do utilizador com o site antes da conversão (compra, pedido de contacto, etc.).

Os 6 dados do Google Analytics que não pode deixar de lado:

  1. Visitas - número de vezes que o website foi acedido
  2. Geografia e dispositivos - qual a origem geográfica e quais os dispositivos que os utilizadores usam para visitar o website
  3. Tempo de permanência - quanto tempo, em média, os utilizadores permanecem no website
  4. Taxa de rejeição - o número de utilizadores que entram no site e saem de imediato
  5. Fontes de tráfego - qual a campanha, o meio (orgânico, pago, referral, Social) e a Origem (Google, Facebook, Blog ou outro)
  6. Páginas de saída - última página vista, antes de abandonar o website

3. As Utilidades do GA

Com o GA podemos medir o desempenho das campanhas para obtermos melhores resultados e a sua utilidade pode ser categorizada, conforme a necessidade, da seguinte forma:

  • E-commerce: permite saber acerca do desempenho da loja virtual, quais são os produtos mais procurados, as taxas de conversão, a entrega de campanhas, etc.
  • Marketing: permite saber quais as campanhas que proporcionam melhor resultado, perfil do público "engajado", taxas de rejeição e conversão para medir o que funciona, entre outros objetivos e métricas.
  • Blogs: quais os posts mais vistos, o tempo de permanência na página, a origem dos acessos para saber como os leitores chegam às páginas.
  • Redes Sociais: verificar o destino dos seguidores nas campanhas de anúncios e as taxas de conversão, a rejeição e "engajamento".
In God we trust, all others must bring data

William Eduards Deming

Fale connosco whatsapp