10 Mar

Quantidade ideal de texto para um site?

Bem, para começar, o tamanho ideal depende!

Não será esta a resposta que procura, mas, de facto, a quantidade de texto ideal para a sua página depende, principalmente, da complexidade do assunto do conteúdo e, no mundo do marketing de conteúdo, este é um dos assuntos mais polémicos.

Também já vai sendo comum ouvir-se que bons conteúdos não são medidos pela quantidade de caracteres mas sim pela sua capacidade de comunicar de forma clara. De facto, alguns site pecaram pela redução de texto e viram seus investimentos irem por agua abaixo, enquanto outros projetos não tão bons, que tinham conteúdos mais robustos, prosperaram. Enfim, nós trabalhamos com marketing digital e otimização de sites (SEO) desde 2007 e, cada vez mais, há opiniosos que criticam a elevada quantidade de texto numa página. Mas é normal, pois, infelizmente não temos o hábito da leitura e achamos que todos são como nós. Mas não é assim, principalmente os mecanismos de busca como o Google!

Todas empresas têm a sua área comercial como um pilar do negócio, afinal, sem vendas não há como manter o negócio em boa saúde. Dentro dessa área comercial, há o vendedor que se destaca, conhece o produto melhor do que ninguém, sabe sobre as necessidades do cliente, consegue prever os movimentos do mercado e é especialista na apresentação e venda. Vende muito! Mas será que é o produto que se vende sozinho? Se sim, quanto tempo levou para chegar até aí? Certamente, muito foi investido em recursos financeiros, humanos, pesquisa e tantos outros. Se o produto é novo, sua marca não é conhecida, será necessário fazê-lo brilhar de outra forma. Correto? Como é possível vender pela internet sem que informações importantes sobre sua empresa e produtos sejam bem comunicadas?

No marketing digital, o conteúdo é fundamental para tudo. Divulgar marcas, vender produtos, atender clientes ou provocar mudanças são alguns dos resultados que podem ser gerados a partir do conteúdo.

Entre os profissionais de SEO há uma recomendação para que textos em áreas importantes devam ter no mínimo 300 palavras. Caso o texto seja para um post de blog, recomenda-se que ele tenha entre 600 e 700 palavras. Um estudo de 2016 da Backlinko, com base em dados de páginas de resultados de buscas, realizado com ajuda da ferramenta especializada, constatou-se que conteúdos mais longos tendem a ser melhor classificados nos resultados do Google. Em média, uma página na primeira posição contém 1.890 palavras. Outro estudo de 2017 informa que há uma diferença de 45% na quantidade do conteúdo dos três primeiros classificados Google para o 20º.

Deve, no entanto, existir um encadeamento de ideias, coerência e detalhe na informação, fica a critério do utilizador decidir até onde ler. O essencial deve ficar claro no início e ser aprofundado nos momentos seguintes. Portanto, quem decide se é muito ou pouco texto é o utilizador e, no fim das contas, a principal medida de sucesso do site será o total de receita gerada.

É óbvio que o sucesso de um site não se resume ao seu conteúdo, mas sinto-me muito à vontade para dizer que boa parte do sucesso sim! Olhe para os textos do seu site e invista neles. A falta de investimento nos textos, e na otimização SEO desses pode dar-lhe uma grande dor de cabeça. No entanto, antes de produzir qualquer conteúdo, lembre-se que o objetivo do seu texto deverá ser sempre solucionar um problema. Caso contrário, perderá valor, pois cairá na redundância da famosa expressão “encher chouriça”.

Marketing Digital

0 Comentários

publicações relacionadas