16 Dez

PPC Adwords e Ambiguidade

Antes de mais, vamos fazer um pequeno questionário: O que é que têm em comum os seguintes termos?

  • Madonna
  • Prince
  • Washington

Já descobriu? Se acha que são todos de pessoas famosas então está correto, isto é, parcialmente correto.

Todos os nomes são ambíguos. Tem mais do que um significado: “Madonna” pode ser a cantora, a mãe de Cristo, a universidade, ou a estátua.

“Prince” e “Washington” terão entre eles mais de 100 significados.. e por aí fora.

Numa conversa normal a ambiguidade é eliminada pelo contexto. Por exemplo, se está a falar dos concertos de verão e surgir o nome “Madonna” então será óbvio que estará a falar da cantora.

Nas pesquisas Google, o contexto está na mente do pesquisador. Quando pesquisamos algo sabemos o que queremos mas o motor de pesquisa não e como resultado, especialmente nas pesquisas com uma só palavra-chave, caímos geralmente na ambiguidade. Como anunciante poderemos estar a pagar para o público errado!

Felizmente existem diversas técnicas para eliminar a  ambiguidade dos anúncios PPC/Adwords

Não aposte em keywords de uma só palavra.

Esta será a sua melhor aposta para que não caia na ambiguidade!

Não anuncie pela keyword “Madona”, aposte antes em “Madona Cantora” ou em outras keywords de duas, três ou mais palavras. Não dê ao motor de pesquisa a hipóteses de mostrar os seus anúncios em pesquisas ambíguas. Não desperdice o seu dinheiro!

Descubra todos os outros significados das suas keywords

Isto pode parecer óbvio, mas até poderia apostar que todos os profissionais da publicidade PPC depararam-se com mais significados do que alguma vez poderia pensar. É aqui que o trabalho de pesquisa de keywords entra! Analise bem a lista de resultados. Pesquise o termo/keyword no Google e consulte a lista SERP. Pergunte aos amigos… Investigue à moda antiga: vá ao dicionário (ou dictionary.com). Urban Dictionary é outro grande recurso para significados alternativos de palavras e frases.

Adicione os significados irrelevantes como Negativos

Quando aposta em termos ambíguos a lista de palavras negativas é suprema! Selecione todos os significados irrelevantes que possa pensar e adicione-os como palavras-chave negativas. Adicione todas e mais algumas palavras-chave negativas, isto é, que não se aplicam a si e estará a poupar nos cliques de pessoas que não procuram especificamente o seu produto ou serviço. Talvez queira também analisar os relatórios fornecidos pelo sistema. São de grande utilidade.

Crie o seu anúncio claro como a água

Claro, simples e conciso é a melhor prática, não importa qual ou quais as keywords que utiliza e com termos ambíguos isso é ainda mais relevante para o sucesso da sua campanha.

Ok, agora é a altura de repetir a sua keyword ao contexto do anúncio. Repetir a sua keyword pelo anúncio fará com que o sistema determine melhor o que que será irrelevante para si.

Por exemplo, se está a vender bilhetes para o concerto da Madonna, no seu anúncio poderia constar algo como:

  • Concerto Madona: Bilhetes
  • Compre Bilhetes Concerto da Madonna
  • Madonna: Compre Bilhetes Online

Eu sei que pode soar um pouco ridículo; mas de facto fica esclarecido que não está a anunciar sobre Madonna mãe de Cristo mas sobre a Madonna cantora

Na publicidade PPC a fase de testes é crucial! Teste o seu anúncio a par de outros semelhantes. Verifique qual obtém os melhores resultados. Teste de novo!

Com uma boa planificação e testes poderá, de certeza, eliminar ou pelo menos reduzir largamente a ambiguidade no PPC.

publicações relacionadas