14 Jun

Google Panda e Penguin

Se leu o nosso artigo “Como aparecer no Google” sabe que existem inúmeros factores pelos quais o Google classifica um website e o posiciona nos resultados das pesquisas orgânicas.

No entanto, esses factores e o seu “peso” são frequentemente alterados pelo Google. Os últimos maiores updates Google aos seus algoritmos foram apelidados de “Panda” e “Penguin”.

Basicamente, as alterações “Panda” (ou algoritmo “Panda”) foram projectadas para localizar páginas sem grande qualidade (não necessariamente páginas spam). Foram afectadas as páginas de conteúdo pobre, em que a (ou as) palavra-chave era publicada desenas de vezes mas cujos artigos ofereciam pouco ou nenhum valor real para o leitor. Por vezes, o mesmo artigo era até publicado desenas de vezes apenas para receber ligações extra (backlinks). Nestes casos, todo o site pode ser penalizado.

Panda também se destina a parar scrappers, sites que republicam conteúdos de outras empresas superando até o autor original.

A 24 de abril de 2012 o Google lançou o “Pinguin” com o objectivo principal de combater a “over optimization”, isto é, a optimização excessiva do site.

Muitos dos webmasters e técnicos SEO que foram afectados negativamente pelo Penguin continuam no escuro sobre o que estará de errado com os seus sites ou com o seu trabalho em geral. Nós, no entanto, temos uma muito boa ideia sobre o que se passa e os resultados de posicionamento dos nossos sites levam-nos a crer que temos razão.

Resumindo, o Penguin penalizará páginas/sites que façam:

  1. Sobre-optimização do texto-âncora
  2. Utilização excessiva de links semelhantes
  3. Spammy links

As actualizações aos algoritmos Google são novas, porém, as dicas são as mesmas. Não compre links, não se envolva em troca de links e siga as directrizes de qualidade do Google. É claro que pode acontecer que estas alterações tenham efeitos colaterais e atinjam “vitimas inocentes”. Para esses casos mal catalogados, os chamados “falsos positivos” o Google disponibilizou um formulário para recolha de feedback.

Caso seu site tenha perdido um número considerável de visitas nos últimos 30 dias, sim: provavelmente ele foi punido pelo algoritmo do Google Penguin. Se possível, contrate um bom serviço SEO, executado por quem pode pode realmente fazer algo por si. Não mexa aleatoriamente pois só irá piorar a situação.

publicações relacionadas