15 Out

5 Dicas Eficazes para Homepage

Depois de criar dezenas ou talvez centenas de homepages (páginas principais de um website) e de ter sido questionado diversas vezes sobre “o que é uma homepage eficaz” vou tentar escrever umas linhas sobre este assunto.

Irei referir alguns elementos / factores de eficácia e apresentar exemplos.

 

1. Indicadores de Credibilidade

Tente incluir indicadores de credibilidade na sua homepage tais como testemunhos, publicações, prémios, dados das redes sociais (“gostos” do Facebook, número de tweets, etc.).

2. Adicione elementos aos botões existentes

Para melhorar as conversões, adicione um extra aos botões existentes. Por exemplo, em vez de um simples “comprar”, experimente botões duplos com opções como “visualização rápida” ou “comprar agora”. Se a sua estratégia on-line passa pela ligação ao Facebook, tente testar combinações de botões de conversão ou até botões “Entrar Utilizando o Facebook”.

3. Remover Elementos da Página

Geralmente tentamos adicionar elementos à página, mas em vez disso, tente remover elementos que podem diminuir as hipóteses de uma conversão (deve focar-se sempre na acção de conversão).
Aqui estão alguns exemplos de itens que você pode remover:

  • Acções de conversão secundárias, tais como newsletters, registos, questionários, etc.
  • Links desnecessários.
  • A barra de navegação.
  • Palavras desnecessárias (utilize, por exemplo, marcas e numeração).

Em geral, as páginas mais limpas com menos desordem tendem a converter melhor.

4. Chamadas para a acção

Eu sei, eu sei. É um cliché muitas vezes utilizado e elogiado. No entanto, a chamada para a conversão (venda, etc.) pode não ser a melhor estratégia de venda. É capaz de ser preferível um contacto simples numa primeira abordagem e só depois a recolha de informação pessoal com vista à conversão (venda). Alguns exemplos:

  • Adicionar ao carrinho e só depois pedir informações pessoais do utilizador.
  • Utilizar o telefone para estabelecer uma ligação mais pessoal e depois pedir mais informações através do formulário.
  • Se solicitar informações de contacto recolha o mínimo possível na página de registo e solicite mais informações na página de agradecimentos. Ofereça incentivos para quem fornecer mais informações.

5. Tente uma redacção diferente

Palavras diferentes provocam diferentes tipos de emoções e reacções. Tente uma redacção diferente para tentar melhorar as taxas de conversão. Experimente frases alternativas à tradicional “comprar agora” ou “encomendar agora”.

Bom trabalho.

publicações relacionadas